Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ



Sheila Schroeder
Clara Daniele
Cristina Santos









RELATÓRIO ANALÍTICO





















BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2012/I



Sheila Schroeder
Clara Daniele
Cristina Santos








RELATÓRIO
Vivendo e aprendendo

















Tado ao cursoRelatório final de estagio, realizado na ONG Lar Bom Pastor apresen Prática Docente: Projetos Integrados, Curso de Pedagogia EAD, 3º período da Universidade do Vale do Itajaí, Campus de Balneário Camboriú.
Professora: MSc. Claudete Bonfanti













Balneário Camboriú
2011/II


1. INTRODUÇÃO



O presentetrabalho foi orientado na disciplina de Prática Docente: Projetos Integrados que tem como objetivo compreender a organização curricular e o processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos e Curso Normal Médio/Magistério. Fizeram parte desta pesquisa às acadêmicas, Sheila Shoeder, Clara Daniele e Cristina Santos.

Para coletar os dados dessa pesquisa, foram feitasobservações orientadas por protocolos com indicadores referentes a organização do espaço físico, contexto de aprendizagem, perfil de alunos e de professores, entrevistas, análise documental etc. A observação foi realizada por um período de doze horas, distribuídas em seis horas para a atividade de campo na EJA, no Centro Educacional Municipal Ariribá, localizado na Avenida dos Tucanos N° 60 Bairro Ariribá nacidade de Balneário Camboriú e seis horas para o Normal Médio/Magistério, na EEB Presidente João Goulart, iniciada no mês de setembro e finalizada em outubro de dois mil e onze.

Observamos atentamente o ambiente educacional, bem como as pessoas que o integram, em seguida registramos os dados observados em um diário de campo e fomos compondo, por fim, este relatório.

Com estaatividade percebemos a organização curricular no espaço da EJA, a mesma demonstra ser uma instituição muito séria organizada, tendo a disposição dos alunos e professores uma diversidade de materiais pedagógicos como módulos de aprendizagem, dicionários, mapas, sala de vídeos entre outros, conta ainda com um grupo docente bem estruturada e competente valorizando e incentivando seu discente no processode ensino aprendizagem.




2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

A pesquisa referente à EJA foi realizada no Centro Educacional Ariribá, pertencente a rede pública municipal de Balneário Camboriú.
A escola atende a comunidade ao seu redor com alunos adultos e adolescentes. A instituição é ampla e arejada, conta com diversas salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros masculinos efemininos, sala dos professores, secretaria da escola e secretaria da EJA, biblioteca com grande acervo, sala de vídeo com equipamentos novos, quadra poliesportiva, totalizando quatro pavimentos, enfim a instituição oferece muito espaço para alunos e professores interagirem.
A instituição desenvolve diversos projetos para alunos, professores e comunidade, entre eles podemos destacar:Escolinhas Esportivas; Programa Terra Limpa (sacolas retornáveis); Projeto Biblioteca; Projeto Forno; Projeto Apoio Pedagógico; Projeto Sala de Leitura; Projeto Artenomia (dança e teatro) entre outros. A escola também conta com programas de inclusão e promove anualmente o FESTCEMA (Festival do Centro Educacional Municipal Ariribá) onde música, poesia e dança sãos algumas das atrações, envolvendo dessamaneira todos os membros da instituição com a comunidade em geral.
[pic]

CENTRO EDUCACIONAL ARIRBÁ

3. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EJA

A EJA – Educação de Jovens e Adultos de Balneário Camboriú atualmente conta com um mil cento e sessenta e seis alunos em Balneário Camboriú, com séries do 2º ao 5º ano e semipresencial do 6º ao 9º ano. Ele é voltado para jovens e adultos a partir...
tracking img