Nazismo e populismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O populismo apresenta-se como uma interação entre o desejo individual e / ou de um grupo ansioso pelo poder e as necessidades da grande massa. A relação consiste em conceder e / ou restabelecervantagens, até então, inexistentes ou surrupiadas, em algum momento político - histórico e tutelar através da centralização o poder outorgado por parte da sociedade, representada pelos movimentospopulares. Estas ações dependem de recursos pessoais como a empatia, oratória, carisma e desejo embriagante pela mudança; seleção de indivíduos tenazes e capazes de executar as orientações sem grandesquestionamentos; apoio sistêmico da mídia, seja ela, estatal ou privada.

O fenômeno do populismo é tão antigo quanto a própria sociedade, porém, foi durante o século 20 que se apresentou de formaorganizada e capaz não só de mostrar a presença de um governante e sim de provocar mudanças. O populismo por ser um movimento que desperta o proletariado facilmente é utilizado como manobra para ignorar e sesobrepor às instituições democráticas.

A grande vitrine do populismo foi à revolução Russa, embora os líderes tenham tomado o poder através da força, mostrou ao mundo o poder inerte e oculto nasgrandes massas e, que se devidamente despertado não haveria força coercitiva capaz de detê-la. Tanto que os aparatos de polícia política foram amplamente utilizados pelos reformistas / populistas comoforma de controle e cerceamento das liberdades, impedindo que o feitiço se voltasse contra o feiticeiro, perpetuando desta feita o poder.

Na América Latina o populismo encontrou e ainda encontra umterreno fértil, não nos faltam exemplos; casal Perón  na Argentina, Getúlio Vargas  no Brasil, Salvador Allende  no Chile, Lázaro Cárdenas del Rio  no México e mais recentemente Hugo Chávez  naVenezuela, Rafael Correa  no Equador, Evo Morales  na Bolívia e menos impactante, Luiz Inácio Lula da Silva  no Brasil.

A produção textual teve seu aporte na web-bibliografia e bibliografia...
tracking img