Relatorio cimento porttland

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 Cimento Portland
O cimento Portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.
É um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento Portland não se decompõe mais.Composto de clínquer e de adições. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. As adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento. O cimento Portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, a cal e outros, resulta nos concretos enas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc. As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos. Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiaiscomponentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado (uma laje, uma viga, um revestimento etc.). Portanto, é de fundamental importância utilizá-lo corretamente. Para isto, é preciso conhecer bem suas características e propriedades, para poder aproveitá-las da melhor forma possível na aplicação que se tem em vista.

1.2 NORMAS TÉCNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE DO CIMENTO
PORTLAND
Asdeterminações da qualidade e da quantidade das matérias-primas que vão constituir os diversos tipos de cimento portland não podem ser feitas atendendo simplesmente à vontade unilateral de um produtor ou de um consumidor.
No País a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prepara e divulga normas técnicas que são usadas no mercado como padrão de referência. As normas técnicas definem nãosomente as características e propriedades mínimas que os cimentos portland devem apresentar como, também, os métodos de ensaio empregados para verificar se esses cimentos atendem às exigências das respectivas normas. Existem no Brasil 56 fábricas de cimento portland e todas elas atendem às exigências das normas técnicas determinadas pela ABNT. A qualidade é aferida pela Associação Brasileira deCimento Portland (ABCP), entidade de Utilidade Pública Federal, com base nas normas da ABNT e nos princípios do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Quando um saco de cimento apresenta o Selo de Qualidade ABCP, isto significa que o produto nele contido está de acordo com as normas técnicas brasileiras, ou que atende a essas normas, ou, ainda, que foiproduzido em conformidade com as exigências dessas normas. Todas as fábricas brasileiras de cimento instalaram em seu processo de produção, desde a extração do calcário na jazida, até o ensacamento do cimento no final da linha . um complexo sistema de controle de qualidade, de modo que as exigências feitas pelas normas brasileiras aos cimentos portland sejam cumpridas. O Selo de Qualidade, impresso emcada saco de cimento portland, é um certificado de garantia de que o produto contido naquela embalagem, desde que inviolada e armazenada convenientemente . apresenta as características e propriedades exigidas pelas normas técnicas em vigor. O consumidor tem o direito de verificar se o cimento que comprou cumpre as normas técnicas brasileiras. Entretanto, terá de fazer essa verificação com base nosmétodos de ensaio igualmente fixados por essas mesmas normas.

2. Objetivo
Este relatório tem por objetivo a determinação da resistência à compressão de cimento Portland.

3. Material

3.1 Componentes da Argamassa (Traço 1:3:0,48)
* Areia normalizada pelo IPT: grossa (468g), média-grossa (468g), média-fina (468g) e fina (468g). A areia deve atender às prescrições da NBR 7214.
*...
tracking img