Relato de experiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ELZA MARIA CAMPOS








TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM















UBERABA-MG
2012







EU NÃO SEI DESENHAR



Esteé um relato de experiência que eu vivenciei em uma sala de 1º ano na escola municipal João Dornelas.
Reuni todos os alunos em uma roda de conversa onde expliquei que iríamos fazer uma auladiferente.
_ Hoje nós vamos desenhar!
_ Eu não sei desenhar! Disse alguns alunos.
Distribui folhas e pedi que desenhassem livremente árvores, Percebi pelos comentários deles, e asatividades que realmente apresentavam dificuldades. Então pensei em desenvolver um projeto onde eles pudessem expressar mais livremente e desenvolver o próprio desenho.
Na aula seguinte leveipara sala de aula obras de vários artistas brasileiros e também de fora do nosso país, procurei escolher artistas bem variados. As crianças comentavam diante das obras:
_ O tronco da árvore é bemfininho!
_ Em cima esta cheio de neve!
_ As folhas são diferentes, tem outras cores!
Direcionei as observações desde cores, texturas e tamanhos para que os alunos tivessem umolhar global e diversificado sobre a obra. Após essa observação foram realizadas varias atividades, como colagem, e pinturas com os dedos. Num outro momento conduzi as crianças para o pátio da escola, auma observação mais detalhada sobre o tema e que detalhes não percebido antes ficaram mais evidentes.
Os alunos coletaram folhas, casca de árvores e recriaram uma árvore, também ficaram ali bemevidentes as diferenças das árvores, fiz muitas saídas de campos e após tudo isso, cada criança escolheu uma arvore e fez um desenho mediante a observação.
O objetivo não era explorar cores eraexplorar forma. No retorno para sala de aula, pedi que as crianças fizessem a mesma atividade do 1º dia, percebi que através da comparação dos dois desenhos ficaram comprovadas e evidentes as...
tracking img