Equinodermos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Equinodermos

Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário muitas vezesprovido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo.Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. Entre osequinodermos estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.
O tamanho dos equinodermos varia bastante, o diâmetro da estrela-do-mar, por exemplo,medido de uma ponta a outra de seus braços, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.
Os Equinodermos se dividem em cinco classes, são elas:
-Asteróides: são as estrelasdo mar. Possuem corpo achatado em forma de disco, do qual patem cinco a cinquenta braçosm de acordo com a espécie. As estrelas do mar são carnívoras. Comem ostras, lesmas, corais, vertendo o estômagosobre eles é digerindo-lhes as partes moles.
-Equinóides: são os ouriços e bolachas-do-mar. Corpo circular abaulado nos ouriços e achatado nas bolachas-do-mar. Os equinóides não possuem braços, mas umgrande número de espinhos, a boca é ocupada por cinco dentes calcários afiados e ligadis por músculos. Essa estrutura tem função trituradora.
-Ofiuróides: são as estrelas-serpentes ou ofiúros. Essesanimais não possuem ânus, o corpo apresenta um disco central nitidamente separado dos cinco braços.O nome ofiuróide vem do grego (opheis=cobra, ura=cauda e eidos=semelhante).
-Holoturóides: são ospepinos-do-mar. Esses animais possuem um corpo alongado, com alguns pequenos tentáculos ao redor da boca. São capazes de eliminar suas ”vísceras” pelo ânus, as quais servem de alimento ao inimigo,mantendo ocupado até que a holotúria consiga escapar.
-Crinóides: são os lírios-do-mar. Esses animais têm o corpo em forma de taça, com cinco braços ramificados que lembram plumas. A maioria vive fixa...
tracking img