Relativizando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE COLUSÃO E SEUS QUATROS TIPOS FUNDAMENTAIS
O conceito de colusão, desenvolvido por Willi (1978), é descrito como um jogo conjunto e não confessado, entre dois parceiros, em função de um conflito similar e não superado. Os cônjuges se unem por supostos comuns, quase sempre inconscientes, e com expectativa de que o parceiro o liberte de seu conflito. A colusão seria uma matrizinternacional que organiza a vida amorosa do casal.
A eleição colusiva do casal se dá como efeito de um acoplamento que pode produzir em ambos os cônjuges uma troca de estratos, de características latentes ou manifestas da personalidade. Esses estratos são facetas de uma mesma temática comum, que se arranja de forma complementar.
Os tipos de colusão, cujos temas são relacionados à teoria psicanalíticado desenvolvimento, são os seguintes: colusão narcísica, colusão oral, colusão sádico-anal e colusão fálico edípica.
A COLUSÃO NARCÍSICA
O esquema da relação narcísica apresenta como tema fundamental a questão de até que ponto um pode se entregar ao outro sem perder seus próprios limites, sem se fundir com o outro.
A relação narcísica remete ao estágio narcisista de desenvolvimento,aproximadamente durante os seis primeiros meses de vida, quando se definem claramente os limites entre ego e não ego, sujeito e objeto. Nesse período, mãe e bebê se tratam como parte de um todo e o bebê possui autonomia própria. Os conflitos gerados nesse período vão se reatualizar na relação conjugal. Então, se intensificarão idéias mágicas com respeito a essa fusão imaginária, à possibilidade do outroconhecer e corresponder ao desejo de forma totalitária, como se fossem um mesmo ser.
Na colusão narcísica, ambos os parceiros manifestam as mesmas perturbações básicas, um ego mal configurado, com sua delimitação em perigo. O narcisista pretende valorizar seu ego por meio do parceiro e o narcisista complementar aspira obter no outro um ego idealizado.
A COLUSÃO ORAL
O segundo esquema, colusão oral,apresenta como tema básico a questão do amor como preocupação de um pelo outro. Essa temática se funda na existência de um parceiro com disponibilidade de ajuda inesgotável, de um lado, e outro que requer cuidados e não se dispõe a ajudar do outro.
Esse tipo de relação remete à fase oral de desenvolvimento, quando as necessidades fundamentais do bebê são sobretudo as de nutrição. Na colusão oralencontramos, de um lado, o parceiro que se coloca na posição de "filho-lactante", desejando ter todas as suas necessidades satisfeitas, passivamente, transferindo as funções maternas idealizadas para o outro parceiro; do outro lado, o parceiro que assume a posição "mãe" - adotiva", com a tarefa de cuidar, rechaçando angustiadamente suas próprias necessidades e carências orais.
A COLUSÃOSÁDICO-ANAL
O terceiro esquema, a colusão sádico-anal, apresenta, como temática principal, a questão do amor como pertencer um ao outro. Coloca-se em pauta até que medida podem-se permitir aspirações autônomas do parceiro sem que se desintegre a relação.
Esse tipo de relação está associada à fase anal-sádica do desenvolvimento infantil. Nessa fase, que perdura do primeiro ao terceiro ano de vida, sealcança o desenvolvimento das funções egóicas básicas, perde-se a primitiva harmonia da simbiose, surgem as polarizações dominante-dominado, ativo-passivo, construção-destruição.
Nesse tipo de colusão, o parceiro ativo deseja progredir na relação enquanto autônomo e dominante e o passivo adota a posição de dependência e docilidade, se assegurando regressivamente contra os temores de separação eabandono. O parceiro ativo pode, dessa maneira, desconhecer seus próprios temores de separação porque estão expressos pelo passivo.
A COLUSÃO FÁLICO-EDÍPICA
O quarto esquema, a colusão fálico-edípica, apresenta como temática básica o amor como afirmação masculina. Aqui entra em jogo o complexo problema da distribuição de aspectos "masculinos", identificados com a atividade, e "femininos",...
tracking img