Relacionar os textos: 4 - “a perspectiva sociológica - o homem na sociedade” e 5 - “a perspectiva sociológica – a sociedade no homem” e o filme: home: o mundo é a nossa casa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia
Aluna: Elizabeth S. Feu
Curso de Graduação em Nutrição

Relacionar os textos: 4 - “A Perspectiva Sociológica - O Homem na Sociedade” e 5 - “A Perspectiva Sociológica – A Sociedade no Homem” e o Filme: Home: O Mundo é a Nossa Casa.

O filme mostra como o ser humano tem a espetacular capacidade de criar, aperfeiçoar grandes formas e métodos de melhorar sua forma deviver, trabalhar. Principalmente se isso lhe trouxer algum tipo de benefício financeiro. Essa capacidade está focada geralmente em recursos naturais, que o nosso planeta dispõe. Para cada tipo de recurso natural existente, que são inúmeros; em contrapartida, o homem inventa muitas outras formas de explorá –lo. Até as coisas que podem parecer simples, como a criação de animais para alimento; como gado;também já se torna uma problema, pois são necessários grandes latifúndios, para que se tenha sempre pasto a disposição dos animais, o que gera grandes desmatamentos de áreas, muitas vezes; preservadas. E com isso o espaço para plantação também diminui, pois com o gado de corte, o lucro é quase certo, muito mais garantido do que esperar colheita, depender de chuvas e principalmente a venda dasafra e o preço da mesma. E em outro aspecto, a criação de gado gera outros tipos de transtornos, como a emissão de gases poluentes pelos animais e o consumo muito alto de água, e como está em constante crescimento, o aumento desses gases na atmosfera e uso da água também é consideravelmente aumentado. O que nos leva a pensar nas matas, que cada vez mais diminuem para virarem pastos ou ainda reservaspara esses animais, que serão consumidos, somente, por uma pequena parte da sociedade, que possui recursos financeiros suficientes para bancar todo esse custo com os animais. Cada vez somos mais pessoas no planeta,(no último dia 25, nasceu o ser humano número 7 bilhão do mundo); precisamos cada vez mais, de espaço , alimentos, água potável e ar puro para vivermos, mas os recursos não crescem namesma proporção, ao contrários, a maioria não é renovável. O principal deles e essencial para nossa sobrevivência; a água doce, potável e disponível, é o mais discutido hoje em dia, pois está se tornando escassa, devido ao descaso e mau uso por partes de nós, os seres humanos. A poluição de rios, lagos, mares e nascentes de água, afetam todo sistema ecológico, e geram sérios problemas deabastecimento em todo o mundo. E acaba afetando também toda vida marinha, pois a qualidade e temperatura das águas dos mares, é vital para muitas espécies de animais e algas. Até as imensas geleiras, já sofrem com o acúmulo de lixo levado pela correntes marítimas e principalmente com o efeito estufa, pois estão derretendo, um lento mas constante derretimento. Com isso, geram um aumento no nível dosoceanos em todo planeta; em alguns centímetros, o que em alguns anos, poderá ser sentido principalmente nas cidades litorâneas. Algumas simplesmente desaparecerão do mapa, serão completamente engolidas pelo mar, o que já acontece em algumas cidades do litoral Nordestino.
No capítulo 4, o autor tenta nos mostrar o quanto a sociedade, com suas regras de conduta, influencia nossas atitudes, mesmo quandonão percebemos essa influencia. Em cada passo da nossa vida, desde a infância até a velhice, todo tipo de atitude está intrínseco á um código de conduta pré estabelecido pelos vários grupos a qual pertencemos. E por mais que a gente não queira admitir, nos é imposto esse tipo de ‘receita’ de como devemos, podemos e queremos agir. E dentro dessas regras, há todo um conjunto de hierarquiasnecessárias á cada circulo de convivência e cada qual com suas próprias regras, para cada tipo de relação social, existirá um código de conduta e normas de convivência, que ao ser respeitado, torna o indivíduo aceito, integrado ao todo, já o desrespeito a essas normas de convivência, por menor que seja, correremos o risco de sermos jogados ao isolamento social. Pois as punições sociais, geralmente são...
tracking img