Dos crimes contra a pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CRIMES CONTRA A PESSOA


1.1 CONCEITO

Os crimes contra a pessoa estão previstos no Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro. É possível conceituar tais crimes como sendo oconjunto de normas que tutelam os direitos que orbitam na esfera física e moral do ser humano.
Neste sentido, conceitua Fernando Capez (p.21): "A distinção classificadora justifica-se apenas porquetais crimes são os que mais imediatamente afetam a pessoa. Os bens físicos ou morais que eles ofendem ou ameaçam estão intimamente consubstanciados com a personalidade humana.”
É comum que ao pensaremneste tema, boa parte das pessoas lembrem-se apenas dos crimes contra vida. Certo é que, de fato, são aqueles que mais podem afetar um indivíduo, como o homicídio, por exemplo. Entretanto, estaimportante parte do Direito Penal Especial é composta também por artigos que tratam das lesões corporais, do perigo contra a vida e saúde, da rixa, dos crimes que atingem a honra e dos delitos contra aliberdade individual.

2 IMPORTÂNCIA DOS CRIMES CONTRA A PESSOA

O capítulo que trata dos crimes contra a pessoa certamente é um dos mais importantes da parte especial do Código Penal. Ele prevê aspunições contra atos que atentem contra direitos fundamentais do individuo dos mais importantes, tais quais a vida, a integridade física e a liberdade.
Em que pese a doutrina constitucionalista pátriatenda a não sopesar direitos e garantias constitucionais, tratando-os como de igual importância, não há como negar que condutas delituosas que atinjam a vida, por exemplo, são mais danosas do queaquelas que atinjam apenas o patrimônio.
Assim sendo, este rol de delitos é de suma importância, tanto no contexto do sistema jurídico, quanto no efeito produzido no sentimento de segurança jurídica daspessoas tuteladas.
3 DA APLICABILIDADE

Dentre os bens jurídicos a serem amparados, achou por bem o legislador subdividir os crimes contra a pessoa dentro do Código Penal Brasileiro da seguinte...
tracking img