Identificacao de borato e sulfeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




















Reações para identificação de sulfeto e borato










Trabalho apresentado à disciplina QuimicaAnalitica, prof. Ana Paula














Londrina
2013
Introdução


Ao contrário dos cátions, a identificação dos ânions não segue exatamente uma marcha analítica bem definida. Identificarum ânion consiste em classificá-lo dentro de um dos grupos analíticos e então tentar uma série de mecanismos que permitam a sua identificaçãoReacoes paraidentificacao ions de sulfato s2
a) Reacoes com HCl diluido
Uma amostra solida de sulfeto decompoe-se sob a acao de HCl 2M produzindo H2S, que pode ser identificado por seuodor de ovo podre ou por meio de um papel filtro embebido em uma solucao de Cd(NO3)2 0,2M ou de Pb(NO3)2 0,2M.
Colocar uma pequena quantidade de Na2S ou FeS solido em um tubo de ensaio eadicionar 5 a 6 gotas de HCl 2M. Aquecer em banho maria e colocar uma tira de palel filtro umidecido com uma solucao de Cd(NO3)2 0,2M ou Pb(NO3)2 0,2M sobre a boca do tubo. O H2S que se desprendera deverareagir com o ion Cd2+ produzindo uma mancha amrela de Cds ou com ions Pb2+ produzindo uma mancha negra.
Neste teste o HCl pode ser substituido por H2SO4, mas o NHO3 nao e recomendado ja que elepode se oxidar s2 a enxofre.
b)Reacao com nitroprussanato de sodio
Os ions s2 reagem com o nitroprussanato de sodio em solucao alcalina para produzir um complexo vermelho-violeta deNa4[Fe(CN)5NOS].
Colocar 2 gotas d solucao a ser testada em um tubo de ensaio e adicionar 2 gotas de uma solucao de NaOH 0,2M. Ao juntar uma gota de solucao de nitroprussanato de sodio eobservar a formacao de uma coloracao vermelha na solucao.
Reacao para identificacao ions de Borato BO3
a) Reacao com etanol e H2SO4 concentrado este teste baseia-se no fato de que...
tracking img