Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

EMPRESA: KEFF DISTRIBUIDORA DE JÓIAS

1. TEMA: Relacionamento Interpessoal

2. TITULO: A Importância do Relacionamento Interpessoal nas Organizações.

3. INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido com o intuito de identificar os fatores favoráveis à manutenção de um bom nível de Relação Interpessoal, perpassando as organizações, climaorganizacional e motivação.
Observando que as organizações são compostas por pessoas, consideramos que para um bom andamento do trabalho e uma boa produção, é necessário que as pessoas estejam bem colocadas na organização, com oportunidades de crescimento e, principalmente, com satisfeitas com o trabalho que exercem, sendo esta empatia inerente a cada pessoa.

4. JUSTIFICATIVA

Justifica se a pesquisapela necessidade da conscientização da importância do relacionamento interpessoal nas organizações. A gestão de pessoas precisa estar sempre alerta quanto ao comportamento dos funcionários de todos os níveis hierárquicos nos relacionamentos entre si e entre grupos, tendo em vista, as boas condições de trabalho dos indivíduos dentro das organizações.
É relevante este trabalho porque se ver anecessidade de serem observados pelas empresas que o relacionamento interpessoal saudável, que às vezes não encontra guarita dentro delas. Para Morgan (1996), “A natureza verdadeiramente humana das organizações é a necessidade de construí-la em função das pessoas e não das técnicas”.
Os relacionamentos interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. Mailhiot (1976),ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psicólogo, afirma: “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.
Para outro psicólogo Schutz, o relacionamento interpessoal, trata de uma teoria das necessidades interpessoais: Necessidades de seraceito pelo grupo, pela existência e manutenção desse grupo, necessidade de ser valorizado pelo grupo. Tais necessidades formam a tríade de que fala Mailhiot (1976), quando este faz referência aos estudos de Schutz: Necessidades de inclusão, controle e afeição, respectivamente.
Neste sentido, visando contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o relacionamento interpessoal é uma estratégiade longo prazo para melhorar a qualidade de vida, os serviços e as relações das pessoas. Um ser humano equilibrado em suas relações pode desenvolver o senso de propriedade orgulhando-se do seu trabalho e buscando incessantemente, formas de fazê-lo cada vez melhor. Relacionamento interpessoal é compreensível quando se pensa em gestão participativa, onde cada colaborador é parte e dono do negócioinstitucional, ele usa a capacidade de tomar decisões e implementá-las para que tudo funcione.

5. PROBLEMA: Qual a importância do Relacionamento Interpessoal e qual a influência e contribuição que ele traz à melhoria do atendimento ao cliente?

6. OBJETIVOS

6.1. Objetivo Geral

• Analisar como o relacionamento interpessoal interfere nos resultados organizacionais.

6.2. ObjetivosEspecíficos

• Verificar como é vivenciado o relacionamento entre os colaboradores;
• Identificar as vantagens e desvantagens que o relacionamento interpessoal traz para os indivíduos e para as organizações;
• Investigar como está o atendimento ao cliente;

7. REVISÃO DE LITERATURA

7.1 Teoria das Relações Humanas

A teoria das Relações Humanas é uma corrente que enfatiza as pessoas os grupos ea organização se contrapondo à Teoria Clássica que enfatiza a estrutura organizacional e os princípios universais da administração que foi iniciada por Fayol na primeira metade do século XX.
De acordo com Chiavenato (2003), o movimento da Escola Humanística da Administração surgiu nos Estados Unidos e foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Esta teoria se originou nos seguintes...
tracking img