Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I – SUBSTITUTIVA

Nome: Marcos Roberto

Inteligência Emocional

Com base na leitura do texto ״Os cinco passos para desenvolver a inteligência emocional״ ecomentários originados da discussão proposta pelo Prof. Fernando Ribeiro no chat de 6 de abril de 2011 (1ª seção), a Inteligência Emocional tem relação com a capacidade desenvolvida pelo indivíduo emequilibrar a razão e a emoção nas relações com as pessoas. Para isso, é necessário trabalhar habilidades de autoconhecimento, autocontrole, automotivação, aprender a observar as pessoas ao redorreconhecendo as suas qualidades e diferenças e, por fim, gerenciar conflitos.
O autor Daniel Goleman define inteligência emocional como:

"[...] capacidade de identificar os nossospróprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)

Para John Mayer e Peter Salovey, inteligênciaemocional é:

"[...] a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey &Mayer, 2000).

A falta de inteligência emocional pode prejudicar tanto a carreira profissional, como as relações de trabalho, projetos e objetivos comuns dentro da empresa. E a respeitodisso, o psicólogo Hendrie Weisinger defende:

“[...] simplesmente o uso inteligente das emoções – isto é, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-ascomo uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados”. (Weisinger, 1997)

Nem sempre é tão simples colocar esses fundamentos em prática nonosso dia-a-dia, pois pessoas e sentimentos são imprevisíveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MAYER, John; CARUSO, David; SALOVEY, Peter. Models of emotional Inteligence, 2000. Disponível: Acesso...
tracking img