Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação e inteligência emocional – níveis de inteligência emocional
A educação que recebemos de nossa família raramente nos orienta a olharmos profundamente para nosso interior a fim de descobrir nossos sonhos e desejos mais íntimos e abraçá-los como objetivo de vida que nos trará felicidade. Em geral somos orientados a ver a felicidade como algo que virá automaticamente se seguirmos um“script” já traçado pela sociedade. Neste script, a prioridade é ganhar dinheiro: conseguir um bom trabalho que nos possibilite adquirir bens materiais e oferecer uma vida confortável para nós mesmos e nossa família.
Crescemos aprendendo que ter e fazer são coisas mais importantes do que ser e sentir, então nossos sentimentos acabam ficando escondidos em meio ao nosso dia a dia de produtividade e busca desucesso material. Vários problemas psiquiátricos, psicológicos e emocionais encontrados hoje em dia são ocasionados pela falta de autoconhecimento e de atenção às nossas emoções e necessidades internas. Quando não damos atenção a uma emoção, quando nem ao menos percebemos o que estamos sentindo ou então tentamos esconder nossas emoções e não as expressamos, é bastante provável que comecemos adesenvolver algum tipo de tensão e ansiedade.
Se essa ansiedade persiste, ela pode se tornar estresse, com vários sintomas físicos, como dores de cabeça, tensão muscular, problemas digestivos, insônia ou excesso de sono, doenças relacionadas com o sistema imunológico, como gripe, herpes, ou outras infecções ocasionadas por vírus oportunistas, etc. A ansiedade em excesso pode também se transformar emalgum transtorno de ansiedade: transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada. Ou pode ser o início de uma depressão ou outros problemas psicológicos e psiquiátricos. Muitas vezes temos que passar por uma verdadeira “reeducação emocional”, aprendendo a perceber, expressar e lidar com nossas emoções, em vez de ignorá-las ou tentar sublimá-las, como talveztenhamos feito durante toda nossa vida.
Inteligência emocional é um conceito Psicológico que descreve a capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e com os dos outros.
O emprego conceito mais antigo e mais similar ao da inteligência emocional se deve à Charles Darwin, que em seus estudos referiu-se a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Em 1920,o psicometrista Robert L. Thorndike, na Universidade de Columbia, usou o termo "inteligência social" para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros. David Wechsler, em 1940, descreveu a influência dos fatores não intelectuais sobre o comportamento inteligente, e defendeu ainda que os nossos modelos de inteligência não estariam completos até que esses fatores não pudessem seradequadamente descritos. Em 1983, Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas, introduziu a ideia de incluir tanto os conceitos de inteligência intrapessoal (capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações) quanto de inteligência interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros). Para Gardner, indicadoresde inteligência como o QI não explicam completamente a capacidade cognitiva. Assim, embora os nomes dados ao conceito tenham variado, há uma crença comum de que as definições tradicionais de inteligência não dão uma explicação completa sobre as suas características.
O primeiro uso do termo "inteligência emocional" é atribuído a Wayne Payne, citado em sua tese de doutoramento, em 1985. O termo,entretanto, havia aparecido anteriormente em textos de Hanskare Leuner (1966). Stanley Greenspan também apresentou em 1989 um modelo de inteligência emocional, seguido por Peter Salovey e John D. Mayer (1990), e Goleman (1995). Na década de 1990, a expressão "inteligência emocional", tornou-se tema de vários livros e de uma infinidade de discussões em programas de televisão, em escolas e...
tracking img