Fisica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparo de Soluções
(EXPERIÊNCIA nº 9)

INTRODUÇÃO:
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. O componente que existir em menos quantidade é chamado de soluto. Qualquer substância que forme um sistema homogêneo com a água será considerada uma solução aquosa.
Podemos descobrir o pH das soluções através dos indicadores, tais como: papel de tornassol ou soluçãoalcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul adquire coloração vermelha quando colocado em meio ácido e o papel de tornassol vermelho adquire coloração azul em meio básico.
É importante seguir uma certa sequência ao se preparar soluções: Medir a massa ou volume do soluto; dissolver o soluto, em um béquer, usando pequena quantidade do solvente; transferir, quantitativamente, para um balãovolumétrico; completar o volume com solvente, homogeneizar a solução; padronizar a solução preparada, quando necessário e guardar as soluções em recipientes adequados e rotulados.

OBJETIVO:
Fazer as preparações de soluções e determinar seus respectivos valores de pH, qualitativamente.
PROCEDIMENTO:
Preparação de 250 mL de Solução 0,10 mol.L-1 de NaOH:
Foi calculado a massa de NaOH necessáriapara preparar a solução.Em seguida, mediu-se a massa de NaOH, usando para isso espátula de porcelana e vidro de relógio. O NaOH pesado foi colocado em um béquer de 100 mL, contendo cerca de 50 mL de água destilada e dissolvido com auxílio de um bastão de vidro. Transferiu-se quantitativamente essa solução para um balão volumétrico de 250 mL. A temperatura foi mantida igual à do ambiente, comresfriamento e agitações constantes. Completou-se o volume da solução até o menisco de referência e agitou-se o balão volumétrico para homogeneizar a solução.

Observação quantitativa do pH:
Transferiu-se uma pequena quantidade (3 mL) da solução de NaOH para um béquer e mergulhou-se a ponta de um papel tornassol vermelho na solução. Mediu-se, então, o pH da solução, usando papel indicador universal, ecomparou-se o resultado obtido com os cálculos teóricos. Foram adicionadas 2 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína e observou-se o resultado. A solução foi guardada em frasco destinado especialmente para isto.

Preparação de 100 mL de Solução 0,10 mol.L-1 de HCl:
Foi calculado o volume de ácido clorídrico concentrado necessário para preparar essa solução e depois colocou-se,aproximadamente, 30 mL de água destilada em um balão de 100,00 mL. Transferiu-se o ácido clorídrico concentrado, com o auxílio de uma bureta de 25,00 mL, para um balão volumétrico de 100,0 mL contendo um pouco de água destilada. Em seguida adicionou-se, aos poucos, água destilada até completar o volume do balão, ou seja, até o menisco de referência e agitou-se o balão volumétrico para homogeneizar a solução.Observação qualitativa do pH:
Transferiu-se uma pequena quantidade (3 mL) da solução de HCl para um béquer e mergulhe a ponta de um papel de tornassol azul na solução. Mediu-se o pH da solução usando papel indicador universal e comparou-se o resultado obtido com os cálculos teóricos. Foram adicionou-se 2 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína e observou-se o resultado. A solução de HCl foiguardada em frasco destinado especialmente para isto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Preparação de 250 mL de Solução 0,10 mol.L-1 de NaOH:
Para saber a massa de NaOH necessária para preparar a solução, foi preciso fazer um cálculo, já que foi dado apenas o volume da solução e a concentração em que deseja-se chegar.

0,1 mol de NaOH – 1000 mL de solução
X mol de NaOH –250 mL de solução
X = 0,025 mol de NaOH

1 mol NaOH – 40 g de HCl
0,025 mol NaOH – Y
Y= 1,0g de NaOH

Portanto, para preparar 250 mL de Solução 0,1 mol.L-1 de NaOH, é preciso de 1,0 g de NaOH.

O pOH de uma solução é dado pela fórmula: pH = - log [OH-]
Aplicando-a para calcular o pOH da solução de NaOH preparada no experimento:
pOH = -log 0,10
pOH = 1
Como o...
tracking img