Fisica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade SATC – Engenharia Elétrica
Disciplina: Física Experimental II
Acadêmico: Anderson Bortolotto Fernandes
Professor: Ramon Bolsoni

TUBOS SONOROS FECHADOS

INTRODUÇÃO

A redescoberta de constantes físicas através de experimentos é muito importante para que tenhamos uma clareza maior a cerca da teoria que nos foi conferida ao longo de nossos estudos na Física em geral.
Apesarde todas as experiências já terem sido feitas inúmeras vezes, e de termos seus resultados em mãos com simples buscas em bibliografias, ou Internet, o fato de trabalhar em cima desta teoria refazendo os cálculos utilizados para suas descobertas, é muito importante para que desenvolvamos a capacidade de interpretar estas constantes de forma lógica e simples.
O relatório que segue, contempla aexperiência com o Tubo de Kundt, a fim de descobrir a velocidade do som com base em um tubo fechado em uma extremidade.

AUGUST KUNDT E A VELOCIDADE DO SOM

August Adolf Eduard Eberhard Kundt (18 de Novembro de 1839 – 21 de maio de 1894) foi um físico alemão. Kundt nasceu em Schwerin, em Meckelburg, e começou seus estudos científicos em Leipzig. Porém, logo conseguiu entrar na universidade deBerlim. Primeiro Kundt foi grande apreciador da astronomia, porém, com a influência de H.G. Magnus, levou suas atenções para a física. Graduou-se em 1864 defendendo uma tese sobra a depolarização da luz. Em 1867, começou a lecionar na Universidade de Berlim onde ganhou título de Privatdotzen (Um espécie de título de mestrado concebido na Europa), e nos anos seguintes, foi professor de física noinstituto politécnico de Zurich, onde foi professor de Wilhelm Conrad Rotgen; foi chamado em 1872 para Strasbourg, onde fez parte da organização de uma nova universidade, onde concentrou-se no desenvolvimento de um instituto de física. Finalmente em 1888, voltou para Berlim para suceder H. Von Helmholtz na cadeira de direção de Física Experimental do instituto de física de Berlim. Morreu em 21 de maiode 1894 próximo a Lubeck, em função de uma doença.
Em seus trabalhos, Kundt foi especialista em dominar o som e a luz, em 1866 desenvolveu o método de investigação de ondas sonoras através do ar em tubos. Com a observação da vibração através de tubos ele pode concluir a formação dos harmônicos e a possibilidade de medi-los. O aparato passou a ser chamado de tubo de Kundt, e este permitiu aocientista medir a velocidade do som em diversos gases e ambientes.

OBJETIVO

Determinar a velocidade do som no ar e mostrar na prática o fenômeno acústico das ondas estacionárias e ressonância.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para fazer experimentos que envolvam ondas sonoras ou mesmo resolver exercícios propostos em livros didáticos, é muito comum adotar como velocidade de propagação dosom no ar o valor 340 m/s,que corresponde à velocidade dessas ondas a cerca de 20°C. Porém, a dependência da velocidade do som com a temperatura do meio de propagação é grande. Uma boa aproximação para a velocidade do som no ar é dada por:

v = 330,4 + 0,59T (m/s) , em que T é dada em °C.

A definição de velocidade é v = ∆x/∆t como no caso de uma onda o ∆x pode ser representado pelocomprimento de onda (λ), temos que esta expressão fica v = λ/∆t, mas o tempo para passar todo o comprimento de onda é conhecido como sendo o período (T) e por definição o período é o inverso da frequência (T=1/f), logo, a velocidade de propagação de uma onda pode ser obtida pela equação abaixo, onde “λ” é o comprimento de onda do som e “f” é a freqüência de vibração da mesma:

v = f . λ

Ocomprimento de onda (λ) de uma onda sonora pode ser determinado por meio experimental onde a onda pode ser mantida num estado estacionário em uma coluna de ar dentro de um tubo fechado em uma de suas extremidades. Este estado estacionário é atingido quando o comprimento da coluna de ar “L” for igual a um múltiplo ímpar de um quarto de comprimento de onda, ou seja, quando Ln = n (λ/4) com n = 1, 3, 5, (ou...
tracking img