Refugiados ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A questão dos refugiados ambientais:
Um novo desafio de questões humanitárias.
Elder Castro Dias¹

RESUMO:
O presente artigo buscademonstrar uma nova realidade mundial, social e econômica,passando a reconhecer o novo conceito de refugiados denominados ambientais que por muitas vezes não são reconhecidos pelos organismos internacionaisde ajuda.

INTRODUÇÃO:
A problemática dos refugiados ambientais não é novidade. A novidade é a fuga de refugiados por diversos novos motivos. Estima-se aproximadamente 25 milhões de pessoasdeixaram suas residências devido a fenômenos climáticos extremos, (PENTINAT, 2006). Segundo Pentinat (2005) os fenômenos naturais produziram mais refugiados nos últimos anos se comparando com guerras eoutros conflitos.
Embora seja difícil lidar com mudanças climáticas pois estas na maioria das vezes sejam imprevisíveis e impossíveis de evitar onde citamos de exemplo as áreas costeiras queestão gradativamente sendo inundadas pelo aumento do nível do mar forçando os habitantes dessas áreas a migrarem, na realidade esses habitantes não são migrantes e sim refugiados ambientais pois osmesmos foram forçados a migrar pois a localidade de seus lares se tornou inabitável.
Cabe salientar que refugiados ambientais diferentemente dos migrantes não deixam seus locais de habitaçãopor pura conveniência e sim por questão de sobrevivência, pois o mesmo se obrigam a migrar para evitar a morte e possíveis ferimentos, por esse motivo é preciso reconhecê-los como refugiados visandooferecer a proteção necessária, a proteção internacional que não é oferecida aos migrantes.

CONCEITO DE REFUGIADO:

REFUGIADOS AMBIENTAIS:
Muinul Islan (1992), ao se referir sobre osrefugiados de Bangladesh explica porque os habitantes devem ser considerados refugiados. Ele cita como exemplo uma área atingida por uma onda de 20 ou 30 pés de altura que chega devido a um furacão que...
tracking img