Reformas pombalinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO AS REFORMAS POMBALINAS FORAM APLICADAS NO BRASIL

Rozinéia José da Silva

Desde o descobrimento do Brasil até o início do século XVIII, os europeus exploravam apenas o litoral ao longo do oceano atlântico, permanecendo o imenso território brasileiro nativo.

Os portugueses começaram a explorar o interior do Brasil quando descobriram o ouro em Minas Gerais, Cuiabá e interior de Goiás ejuntamente com essa nova exploração, chegaram novos habitantes de forma acelerada passando de 300.000 habitantes para 3.000.000 ao longo do século.

Essa mineração trouxe uma urbanização de europeus e nativos naquela região, transformando a cidade no foco dessa socialização, a língua portuguesa passou a ser predominante e a coroa proibiu o clero de permanecer onde havia minas para evitar umapossível sonegação e contrabando.

Outra reforma importantíssima que ocorreu a partir de meados do século XVIII e que modificou a nossa história, foram as idéias européias dos iluministas, onde estavam sendo pregados a igualdade jurídica, o racionalismo e a crença no progresso, tentando transformar a sociedade existente através da educação.

Tendo em vista o instrumento principal para que essasreformas se concretizassem, tanto no reino quanto na colônia, a educação que era apresentada pela Companhia de Jesus, também teria que passar por reforma, sendo assim quando D. José I assumiu o governo de Portugal em 1750 e nomeou o futuro Marques de Pombal como ministro Sebastião José de Carvalho, o rei sofreu uma tentativa de assassinato e com isso, expulsou do reino e do Brasil a Companhia deJesus por desconfiança.

As maiores características das reformas pombalinas foram a expulsão dos jesuítas, a mudança na Universidade de Coimbra, a criação da aula de comércio, a criação do colégio para os nobres em Portugal as aulas Régias no Brasil e o incentivo para que os brasileiros estudassem na Universidade de Coimbra.
A administração do Marques de Pombal foi rígida, mas funcionou poisformou uma elite brasileira letrada e cheia de opiniões críticas em relação à administração portuguesa no Brasil, sendo assim todas essas mudanças européias acontecidas no Brasil, despertou um pensamento revoltante brasileiro para com os portugueses “estrangeirados”.

Existe uma consideração relevante quando se diz respeito à educação e às reformas pombalinas no Brasil que foram os padres daCompanhia de Jesus, pois foram eles quem alfabetizou escravos, negros, índios e portugueses no Brasil e defendiam os interesses econômicos dos nativos e da relação entre eles.
































RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO DA LEI DE 1827

O processo de construção do Estado Nacional brasileiro, está totalmenterelacionado às modificações no ensino que tomou a partir da lei em 15 de outubro de 1827, ela foi construída por D. Pedro I e exigia várias regras em relação ao método de ensino, inclusive a leitura sobre a História do Brasil inclusa a partir dessa lei, era totalmente controlada pelos portugueses e os professores eram efetivados através de concursos.

Dois novos métodos pedagógicos na lei de1827 construíram reformas e mudanças totais de extrema importância no ensino esses métodos se chamavam Mútuo e Lancasteriano, constituídos juntamente com a lei de 1827, foi a primeira janela para um início à modernização em relação às escolas e ao ensino qualificado.

Maquiavel, Francis, Bacon e Descartes diziam que era preciso projetar uma educação mais racional e expandir a ciênciaexperimental nas escolas, pois eles necessitaram uma evolução no ensino e na socialização humano para que se mudasse o comportamento através do conhecimento e resgatando uma estabilidade formal entre os povos diferentes de costumes, o Brasil poderia ser mais disciplinado, pois eles alegavam que estava havendo uma desestabilidade na ordem pública do país.

O método que era utilizado no início da lei de...
tracking img