Reforma psiquiatrica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Reforma Psiquiátrica no Brasil: Contextualização E Reflexo Sobre o Cuidado com o Doente Mental Na Família.




As conseqüências da reforma psiquiátrica refletem de forma direta sobre afamília do doente mental. O cuidado institucionalizado é uma pratica assumida por mulheres, a loucura sempre existiu, tratar o doente mental foi então um sinal de exclusão, corre-se o risco de não admitira diferença é necessário conviver com ela sem excluir conforme a reforma psiquiátrica.
A reforma psiquiatria no Brasil é um movimento histórico, em seu percurso houve denuncia sobre a precariedadeda assistência psiquiátrica, tomando como desafio a desinstitucionalização. Exige que haja um deslocamento das praticas psiquiátricas para praticas de cuidado realizados na comunidade.
Espera se dareforma psiquiátrica o resgate da cidadania do doente mental, o respeito de sua singularidade autonomia e a reintegração do sujeito e a sociedade. È comum profissional da saúde mental exigirem que afamília aceite a doença sem oferecer lhe suporte e orientação, a instituição familiar não se mostra favorável, porque esse pesado encargo não é aceito passivamente por ela.
A mulher é a principalatora para consolidar a reforma psiquiátrica , as relações ocorrem entre a cuidadora , a família os serviços de saúde mental e a comunidade. Revelam as dificuldades de ordem emocional, social,relacional, econômica e materiais.
As cuidadoras falam sobre o comportamento agressivo, violento e suicida percebido como um processo complexo e delicado. Agem no sentido de evitar que o doente mentalchegue ao desfecho final das tentativas de suicídio, outra situação penosa para familiares é a improdutividade dos seus doentes mentais, não tem renda inserção social, passa a ser visto como improdutivo,inútil sem cidadania. Quanto ao tratamento é através de medicação para conter e tornar o paciente mais adaptado no seu contexto social, para reintegrar e reabilitar o sujeito possibilitando o...
tracking img