Amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da humanidade revela-nos que, desde sempre, os pensadores os filósofos e as sociedades em geral, se interessaram por “armazenar” as memórias coletivas e os saberes. O conhecimento sempreesteve na base das mudanças civilizacionais e dado que este é um dos grandes pilares de desenvolvimento das sociedades atuais, o debate sobre a gestão do conhecimento, a sua construção e evolução,torna-se, ainda mais pertinente.
Nesta comunicação abordar-se-á a gestão do conhecimento, centrada nos processos organizacionais relacionados com a criação do conhecimento organizacional, realçando aimportância do papel das pessoas e a sua ação individual e grupal. Assim, procurar-se-á ter presente as características multifacetadas de um processo de gestão do conhecimento e o seu alcanceprático. Neste sentido, iremos refletir sobre o processo de criação e gestão do conhecimento, identificando as suas diferentes fases e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo, nomeadamente: aestratégia, as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional, a estrutura organizacional e as práticas de integração com o ambiente externo da organização.

O conhecimento sempre esteve na base dasmudanças civilizacionais, hoje, com a grande mobilidade das pessoas e dos saberes, torna-se ainda mais importante refletir sobre a aceleração contínua da sua utilização. As atuais condiçõestécnico-económicas e sócio-culturais, esgotam gradualmente o tecnicismo, emergindo a sociedade da informação, onde o saber e o conhecimento são os recursos fundamentais de desenvolvimento organizacional.
Ocampo de estudo da gestão do conhecimento organizacional, tem sido explorado em várias áreas científicas, nomeadamente, as Ciências da Informação, Psicologia, Sociologia, Ciências da Computação,Sistemas de Informação, entre outras. No âmbito das Teorias Organizacionais a gestão do conhecimento emerge como a capacidade que permite às organizações se desenvolverem, inovarem e reforçarem a sua...
tracking img