Reforma psiquiatrica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA

A loucura foi ao longo da história da humanidade, classificada e explicada de diversas maneiras: como castigo ou dádiva dos deuses, possessões demoníacas ou falha da natureza.
Anterior à cultura grega, toda a medicina física e psíquica do homem primitivo se apoiava em concepções de natureza mágica e intuitiva, constituíndo assim atividade de sacerdotes e feiticeiros.No antigo Egito já existiam médicos cirurgiões que operavam o cérebro e na antiga China, 30 séculos a.C. já existiam alguns conhecimentos de farmacologia e farmacoterapia. Hipócrates, na Grécia antiga, afirmou que as doenças do corpo ou espírito, eram resultados de transtornos dos humores. Classificando os seres humanos em categorias como: Sanguíneos, melancólicos, coléricos e fleumáticos. Deacordo com o predomínio ou deficiência dos chamados humores no organismo: sangue, linfa, bílis e fleuma. Criou assim, os conceitos clínicos: Aforismo referentes ao delírio ("o delírio risonho não é tão perigoso quanto o meditabundo") e a três tipos de doenças mentais: a frenite (transtorno mental acompanhado de febre); a Mania (transtorno mental crônico, sem agitação ou febre) e a melancolia(transtorno mental crônico, sem agitação nem febre). A escola hipocrática considerava as doenças como "reações de adaptação" do organismo.
O médico grego Asclepíades de Samos se destacou no campo da medicina mental. Viveu no século anterior a Cristo e era adepto do Atomismo (teoria que interpreta os diversos fenômenos psicológicos como combinações de elementos simples ou "átomos"). Asclepíadesdefendia que a alma não tinha localização (era o resultado da concentração de funções perceptivas) e de que as doenças mentais apareciam como conseqüência de alterações das paixões.
No inicio da era cristã, Galeno, defendeu que o sistema nervoso era o centro da sensação, motilidade e funções mentais e que os transtornos psíquicos tinham uma origem cerebral. Galeno foi ainda o primeiro autor a afirmarque a "histeria" não deveria ser considerada uma doença exclusiva da mulher. Conforme o cristianismo difundia-se, paralelamente ampliava-se a superstição de que a doença psíquica representava manifestação da ira divina. Santo Agostinho de Hipona (354-430) dedicou-se a observação dos fenômenos da memória e da consciência. Entretanto, sua religiosidade não permitia que suas observaçõescontrariassem a concepção sobrenatural das doenças psíquicas. Ele acreditava que o homem mantinha, desde o nascimento, uma "inclinação original para o pecado e para a concupiscência por um desejo de posse e de gozo". Esta observação influenciou a psicanálise e a própria fenomenologia.
Na Idade Média as doenças mentais voltam ao reino do sobrenatural e as terapêuticas consistem novamente em esconjuros eexorcismos para livrar o corpo dos espíritos malignos.
Surge na Europa no fim do primeiro milênio os primeiros asilos ou hospitais para doentes mentais. Os primeiros foram a colônia de Geel na Bélgica (850) e o Bethlem Royal Hospital em Londres. Foi este período considerado a grande internação. Onde eram hospitalizados os doentes mentais, mendigos, criminosos, velhos, incapacitados, agitadores edemais rejeitados da sociedade. Sendo as únicas funções da hospitalização a reclusão e exclusão, para manter a ordem social. Não havendo tratamento médico. Eram instituições caridosas que eram um misto de casas de assistência e reclusão. Submetendo os internados às mesmas normas: grilhetas nos pés, açoites, privação alimentar. de vigilância e repressão.
Durante o Renascimento as práticas deperseguição e desrespeito continuaram. Três séculos mais tarde no Iluminismo os doentes mentais viviam ainda em condições de promiscuidade, mal alimentados e submetidos a maus tratos.
Durante a Revolução Francesa (século XVIII e XIX), iniciou-se um novo conceito psiquiátrico, quando os médicos Willian Tuke e Philipe Pinel, procuram a humanização do tratamento aos pacientes. Introduzindo as...
tracking img