Reforma protestante, resumao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Idade Moderna compreende o período entre a metade do séc. XV e o final do séc. XVIII, situado entre a Idade Média e a Idade Contemporânea foi um período importante, pois ocorreram movimentosimportantes para a sociedade em que vivemos, entre eles estão o renascimento e a reforma protestante.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrouna passagem da Idade Média para a Moderna. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
Esta importante etapa históricapredominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, resultado de um período de grande expansão econômica e demográfica, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, napolítica, na religião e nos aspectos sócio-culturais. Deste pólo cultural o Renascimento se propagou pela Europa, especialmente pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal eEspanha.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanistae naturalista.
O homem renascentista, principalmente os cientistas, passa a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo, baseando-se na razão. Enquanto na Idade Média avida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era oprivilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas, conhecido comonaturalismo. Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
Além disso, o Renascimento também introduz...
tracking img