Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UnB - universidade de Brasília
Faculdade de Educação Física
Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Física
Marco Antônio B. dos Santos - 12/0161818

Resenha do livro EducaçãoFísica Progressista
A pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira

Paulo Ghiraldelli Júnior é filósofo e escritor. Doutor e mestre em filosofia pela Universidade de SãoPaulo. Doutor e mestre em filosofia e história da educação pela PUC-SP. Livre docente e titular pela Unesp. Tirou seu pós-doutorado na UERJ, na Medicina Social. Diretor do Centro de Estudos emFilosofia Americana. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Após a época da ditadura militar no Brasil, verificou-se uma constante popularização da educação física e comesse movimento começaram a surgir discussões com relação às práticas esportivas. Porém o autor percebe que ainda não existia uma preocupação voltada para a questão pedagógica referente à educaçãofísica no Brasil. A partir dessa problemática, o autor e sua equipe da UNESP-Rio Claro começaram um projeto de pesquisa no âmbito de classificar a educação física brasileira e definir suas tendências.Com a realização desse estudo classificatório foi possível identificar cinco tendências, sendo elas e suas respectivas épocas: Educação Física Higienista (até 1930), Educação Física Militarista(1930-1945), Educação Física Pedagogicista (1945-1964), Educação Física Competitivista (após 1964) e a Educação Física Popular.
A Educação Física Higienista tem como foco a promoção e manutenção dasaúde, não só do indivíduo, mas de toda a sociedade, buscando assim tentar resolver os problemas de saúde publica. Conforme exposto pelo autor, a Educação Física Higienista era caracterizada pelaprática de atividades coletivas, como jogos recreativos e esportes de equipe e também havia a prática de exercícios como ginástica.
Na tendência da Educação Física brasileira o autor Paulo...
tracking img