RESUM O DE ICSP

9790 palavras 40 páginas
RESUMÃO DE ICSP
Seção 1
(PAPALAGUI) Tuiavii fala a seus conterrâneos sobre o mundo cotidiano do Papalagui — o europeu ou homem branco — que conheceu durante uma viagem.
Tuiavii descreve, em seus termos, a vida numa metrópole, com seus prédios e apartamentos, ruas e bondes, ruídos e confusão.
Descreve também um tipo diferente de sociabilidade: a convivência anônima e pouco amistosa entre vizinhos e a divisão de tarefas entre homens e mulheres.
Finalmente, aponta para a divisão e desigualdade entre campo e cidade.
Seção 2 (CENÁRIO MEDIEVAL) Alan Dawe: Inseparabilidade entre Pessoa e Grupo; Desintegração das hierarquias sociais que caracterizaram o modo de vida medieval e as sociedades de Antigo Regime.
-O modo de produção capitalista torna-se dominante.
-Aumento da divisão social do trabalho e da industrialização.
-Urbanização crescente e desenvolvimento de um modo de vida urbano.
-Perda crescente do poder da Igreja sobre a vida secular, cotidiana.
-Predomínio de ideologias ligadas ao cientificismo e ao individualismo. Racionalidade e igualdade como valores centrais da cultura ocidental moderna.
-Acirramento de crises sociais. Choque entre diferentes alternativas políticas: conservadores, reformistas, revolucionários.
Seção 3
(SOCIOLOGIA INTERPRETATIVA) Alfred Schutz: os indivíduos interagem uns com os outros num mundo já constituído, significativo e intersubjetivo. O mundo da vida cotidiana é, para os indivíduos, visto como a realidade suprema, pois eles assumem nesta esfera da realidade a postura do senso comum, ou seja, a atitude tida como natural.
-Entre as Ciências Sociais e as Naturais não há diferenças de natureza lógica nem de rigor na utilização de métodos de investigação.
- A especificidade das Ciências Sociais está no fato de que o campo de observação do cientista social tem um significado prévio para ele próprio.
-O cientista social interpreta “construtos de segundo grau” interpretações dos vários atores (inclusive ele próprio) sobre a realidade

Relacionados