Reflexo patelar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexo patelar – o reflexo patelar é o reflexo tendinoso profundo do qual participam mos nervos oriundos das raízes espinhas (L2,L3 e L4, sobretudo L4). Para fins clínicos o reflexo patelarpode ser considerado um reflexo do segmento L4, se bem que ele ainda possa estar presente nos casos de seccionamento completo da raiz espinhal de L4, embora muito enfraquecido visto serinervado também a partit de L2 e L3. Quase nunca este reflexo chega a ser completamente abolido, a não ser nas doenças primárias do músculo ou das raízes nervosas ou nas afecções das pontasanteriores da medula.

Para pesquisar o reflexo patelar, o paciente deverá estar sentado na beira da mesa de exame, com as pernas pendentes. Outro método consiste em faze-lo sentar numa cadeira,com uma das pernas cruzada sob o joelho oposto, ou deitado no leito com o joelho apoiado e em flexão discreta. Nestas posições, o tendão da patela é distendido e mantido em posição ideal. Oexaminador palpa a depressão das partes moles que existem de cada lado do tendão com o objetivo de localiza-lo corretamente. Em seguida procura desencadear o reflexo, aplicando um golperápido sobre o tendão, ao nível da articulação do joelho, com um movimento rápido e preciso do punho. Faça o paciente entrelaçar os dedos das duas mãos e em seguida tentar separa-las caso sejadifícil desencadear o reflexo. Esta manobra é repetida no membro oposto, sendo o reflexo classificado como normal, aumentado, diminuído ou abolido. Para lembrar o nível neurológico deste reflexolembre-se que são quatro os músculos que compõem o quadríceps e que o reflexo patelar é inervado por L4.

Este reflexo pode estar prejudicado por afecções não neurológicas. Assim, porexemplo, o reflexo patelar pode estar abolido ou diminuído em seguida aos traumatismos do músculo quadríceps, às intervenções cirúrgicas sobre o joelho ou na presença de derrame articular.
tracking img