Reciclagem - pneus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneus no carro e também no asfalto, no sapato…


Grande parte das pessoas não faz idéia do que podemos fazer com aquele amontoado de pneus velhos e carecas. Quem diria que dali podem sair quilômetros de asfalto, pisos industriais e até sola de sapato?

Desde 1999 a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) coleta e destina à reciclagem os chamados itens inservíveis, que nãopodem mais ser utilizados.Já foram retiradas 700 mil toneladas, o que equivale à 139 milhões de pneus de automóveis de passeio.
O pneu sem uso é um grande gerador de entulho, além de ser um bom local para a proliferação dos mosquitos da dengue, um problema que atinge o país, principalmente nesta época do ano.

O poder calorífico do pneu reciclado é semelhante do petróleo e maior do que o do carvão,portanto pode ser ulitizado em larga escala como fonte de energia. Este é o destino de 69% do material recolhido e geralmente é opção à substituição do combustível fóssil em fornos de cimenteiras.
Os pneus reciclados também podem ser usados para fabricar asfalto de melhor qualidade. O asfalto de borracha adquire uma memória elástica que dilata e contrai enquanto os veículos circulam sobre ele,assim se adaptando melhor às variações de temperatura.
Para cobrir um quilômetro de rodovia são necessários 4,6 mil pneus de passeio. Apesar de o preço ser quase 30% maior, o investimento vale pela preservação das estradas e do próprio meio ambiente.
E até nos sapatos os pneus foram parar. A empresa Goóc, do vietnamita Thai Quang Nghia, é uma das pioneiras do segmento no nosso país. Resgatado emalto mar por um navio da Petrobrás em 1979, Thai se refugiou do Vietnã comunista no Brasil e acabou virando um grande empresário no mundo dos negócios ecologicamente corretos.
Outros destinos são os artefatos de borracha (24% do total)





Como montar uma empresa de reciclagem de pneus?

Obtenha informações básicas para montar uma empresa de recilagem de sobras de pneus - Mercado,Estrutura, equipamentos, profissionais a contratar, matéria-prima, processo de reciclagem

Tipo de Negócio: Reciclagem de Sobras de Pneus
Produtos Ofertados/Produzidos: Pasta de Borracha, tapetes, solados, pisos industriais, etc.

APRESENTAÇÃO
Depois que o norte-americano Charles Goodyear descobriu, no século XIX, o processo de vulcanização, deixando cair borracha e enxofre casualmente no fogão,a demanda por esse produto se multiplicou no mundo. Mais tarde, a Alemanha começou a industrializar borracha sintética a partir do petróleo.
A borracha vulcanizada, mais resistente que a borracha natural, não se degrada facilmente e, quando queimada a céu aberto, contamina o meio ambiente com carbono, enxofre e outros poluentes. Os pneus abandonados não são apenas um problema ambiental, mastambém de saúde pública, pois acumulam água das chuvas, formando ambientes propícios à disseminação de doenças como a dengue e a febre amarela.
Para deter o avanço desse lixo, é preciso reciclar. No entanto, a reciclagem dos pneus chamados inservíveis – sem condições de rodagem ou de reforma – ainda é um desafio.

MERCADO
No Brasil, 100 milhões de pneus velhos estão espalhados em aterros, terrenosbaldios, rios e lagos, segundo estimativa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). E, a cada ano, dezenas de milhões de pneus novos são fabricados no País.
No Brasil, menos de 10% dos artefatos de borracha são reciclados, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), e não há estatística sobre as taxas referentes à reciclagem de pneus. Por outro lado, os brasileirossão campeões em reciclagem de latas de alumínio: em 2000, 78% das latas consumidas no País foram recicladas, ou seja, 102,8 mil toneladas. De acordo com a Abal (Associação Brasileira de Alumínio), o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial, atrás somente do Japão.

LOCALIZAÇÃO
A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, de preferência próximo a matéria-prima....
tracking img