Fisiologia reflexo patelar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera Piracicaba 2012


O reflexo patelar é o reflexo tendinoso profundo do qual participam s nervos oriundos das raízes espinha .Quase nunca este reflexochega a ser completamente abolido, a não ser nas doenças primárias do músculo ou das raízes nervosas ou nas afecções das pontas anteriores da medula.É usado para para determinara sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho).
Para pesquisar o reflexo patelar, o paciente deverá estar sentado na beira da mesa de exame, com as pernas pendentes.Nesta posiçao, o tendão da patela é distendido e mantido em posição ideal. O examinador palpa a depressão das partes moles que existem de cada lado do tendão com o objetivo delocaliza-lo corretamente. Em seguida procura desencadear o reflexo, aplicando um golpe rápido sobre o tendão(com um martelo), do joelho, com um movimento rápido e preciso. Estamanobra é repetida no membro oposto, sendo o reflexo classificado como normal, aumentado, diminuído ou abolido.

As sensações exteroceptivas são aquelas normalmenterecebidas pela pele, tais como: 1) tato, 2) pressão, 3) calor, frio(Os receptores que se localizam na pele, mucosas e vísceras do aparelho digestivo e respiratório parecem contribuirpara a percepção da temperatura, modulando os comportamentos e alterando reflexamente diversas funções orgânicas. Os termorreceptores existentes na medula, hipotálamo e vasossanguíneos não geram respostas conscientes, mas promovem respostas comportamentais e vegetativas fundamentais para o controle da temperatura corporal.) e 4) dor(sinais maisprecoces de morbidade e o sintoma mais comum de doença). Originam nos receptores periféricos da pele ou das membranas mucosas, decorrentes dos estímulos vindos do ambiente
tracking img