Reflexao sobre erikson

Páginas: 2 (391 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
Erik Erikson nasceu a 15 de Julho de 1902, no início do século em Frankfurt, na Alemanha. Filho de pais Dinamarqueses, mas abandonado à nascença pelo pai, foi educado por Theodor Homburger, umpediatra Judaico-Alemão, que pensava ser o seu verdadeiro pai.
Em 1927, enveredou pela docência, tornando-se professor numa escola que se distinguia pelo seu estilo muito progressivo. Neste local teve aoportunidade de ensinar, não só as matérias convencionais, mas algo que muito lhe agradava como a pintura, o desenho e a história de diferentes culturas como a Índia e a esquimó. Em 1930 publicou o seuprimeiro artigo e em 1933, após completar a sua formação como psicanalista, foi eleito para o instituto de psicanálise de Viena. Nesse mesmo ano emigrou para os Estados Unidos onde iniciou a práticada psicanálise infantil em Boston, associando-se à faculdade de medicina de Harvard.
A partir desta altura Erikson começou a preocupar-se com o estudo da forma como o Ego ou a consciência operam deforma criativa em indivíduos considerados sãos.
Erik Erikson elaborou uma conceção de desenvolvimento que ocorre ao longo de toda a vida e é influenciado pelas características dos contextos sociais emque o indivíduo se encontra. O desenvolvimento é descrito em oito estágios psicossociais que vão do nascimento até a morte. Em cada um desses estágios há uma função que, em forma de conflito ou crise,assume uma vertente positiva e uma negativa. Esses estágios contribuem para a formação da personalidade e por isso, são importantes mesmo depois de atravessado. Também não têm uma duração determinadauma vez que cada pessoa tem um ritmo cronológico específico. O núcleo de cada estágio é uma crise básica, que pode ser originada nos estágios anteriores e ter consequência nos estágios posteriores.Penso que Erikson é um dos nomes mais importantes da psicologia do desenvolvimento pois sua teoria abrange todo o ciclo vital, do nascimento até a morte. Ele foi um seguidor da teoria Freudiana mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão sobre a educação dos filhos
  • reflexão sobre a motivação do trabalho
  • Reflexão sobre trabalho e educação
  • reflexão sobre textos
  • Reflexao sobre o estatuto do idoso
  • Ampliando a reflexão sobre gestão
  • Reflexão Sobre a Felicidade
  • Reflexão sobre a Guera Fria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!