Redes wireless

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Joaquim Nabuco











REDES WIRELESS









Jefferson Pereira

Igor Gabriel

Paulo Fernando

Ricardo dos Santos

Tomás Guilherme







RECIFE

março, 2013

Jefferson Pereira

Igor Gabriel

Paulo Fernando

Ricardo dos Santos

Tomás Guilherme







REDES WIRELESS





Trabalho apresentado à professora Sara
Dias dadisciplina Metodologia da ciência
da turma 2º SIMA, turno manhã do curso
de Sistemas de informação.













Faculdade Joaquim Nabuco

Recife, 11/03/2003

OBJETIVOS

Gerais:



Mostrar os benefícios e malefícios da tecnologia móvel e os tipos de segurança usada neste tipo de rede.



Específicos:



Esclarecer do que se trata uma rede semfio e identificar além dos seus pontos fortes também sua vulnerabilidade, neste ultimo, revelar meios para garantir uma segurança através das brechas já conhecidas.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

REDES WIRELESS 6

Conceito 6

Padrões de rede 6

Meios de transmissão sem fio 7

WLAN 7

Segurança 8

CONCLUSÃO 11

BIBLIOGRAFIA 12




INTRODUÇÃO



Astecnologias sem fio são uma realidade que cresce a cada dia em ritmo acelerado e que conquistam cada vez mais adeptos. Estes por sua vez, vão desde aqueles usuários residenciais até mesmo a aqueles que fazem uso dessa tecnologia em seu ambiente de trabalho.


Partindo do conceito de tecnologias sem fio, este projeto descreverá um breve resumo das Redes Wireless em seu uso no dia-dia, tanto pessoal,como de empresas e outros diversos usos.



REDES WIRELESS



As redes wireless estão em constante progresso, são confiáveis, possuem soluções mais velozes, são mais abrangentes, possuem melhor custo beneficio. Com o uso de rede wireless, podemos movimentar o notebook ou computador para qualquer outro local dentro do alcance da rede sem a interrupção do sinal e sem cabos pelocaminho, entretanto o processo é o mesmo das redes por cabos, porém transmite as informações de um ponto até o outro por sinais de rádio.




Conceito



Uma rede sem fio (em inglês wireless network) é, como o seu próprio nome indica, uma rede onde pelo menos dois terminais (computador portátil, PDA, etc.) podem comunicar sem ligação telegráfica. 
Graças às redes sem fio, um utilizadortem a possibilidade de estar conectado mesmo deslocando-se num perímetro geográfico mais ou menos vasto, é a razão pela qual se ouve às vezes falar de “mobilidade”.




Padrões de rede


Temos três padrões principais para redes wireless, sendo: 802.11b, 802.11a e 802.11g, mas antes de escolher um padrão devemos considerar cuidadosamente as necessidades em termos de alcance, custo elayout da edificação, pois cada padrão tem suas vantagens e desvantagens.
Tem-se como o tipo mais popular de rede sem fio o padrão 802.11b, a mesma possui uma velocidade de máximo 11 Mbps, com alcance de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em local aberto. A distância do ponto de acesso determina diretamente a velocidade da conexão.
O padrão 802.11b utiliza a frequência de 2.4GHz, quepode causar em raras ocasiões problemas com telefone sem fio. 
802.11a é um padrão mais rápido, onde fornece um aumento em velocidade de até 54 Mbps, porém possui um alcance menor e tem seu custo mais elevado. Este tipo de equipamento utiliza a frequência de 5 GHz, onde proporciona mais confiabilidade especialmente se haver outras redes sem fio na mesma área.
Já no padrão 802.11g, conhecido comoTecnologia G os fabricantes combinaram conceitos de 802.11a e 802.11b, onde o equipamento apresenta a velocidade de um equipamento 802.11a e é compatível com as redes 802.11b.
É recomendado que os equipamentos sejam adquiridos de um único fabricante, pois muitos oferecem soluções integradas que dão maior alcance e velocidade, em alguns casos pode-se obter desempenho superior a redes cabeadas....
tracking img