Musculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO MUSCULAR

CONCEITO

FUNÇÃO

TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular é caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros edas vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: - liso; - estriado esquelético; - estriado cardíaco.

TECIDO MUSCULAR
• Músculo liso: Pode ser encontrado em vários locais do corpo,como na pele, em órgãos internos, no aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. Os estímulos para a sua contração é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.

TECIDO MUSCULAR
•Músculo estriado esquelético: Atuam à partir de estímulos voluntários. Suas contrações permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.

TECIDO MUSCULAR
• Músculo cardíaco:Este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco é inervado pelo sistema nervoso vegetativo e seus estímulos são involuntários.

SISTEMA MUSCULAR
Otermo “sistema muscular” refere-se diretamente ao se tratar da musculatura esquelética do corpo humano. O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, recobrindototalmente o esqueleto. Por estar presa aos ossos, é responsável pela movimentação corporal.

PARTES DO MÚSCULO
Basicamente, os músculos esqueléticos são constituídos de gastro e tendões. Gastro ouVentre é a região constituída pelas fibras, ou seja, a porção carnosa do músculo e os tendões são as porções responsáveis pela fixação do músculo ao esqueleto.

PONTOS DE FIXAÇÃO DOS MÚSCULOS
Os pontosde fixação dos músculos aos ossos são diferenciados à partir do local onde se encontram os tendões. Aos tendões fixados na porção imóvel dá-se o nome de “ORIGEM”. Aos tendões fixados na porção móveldá-se o nome de “INSERÇÃO”.

AÇÃO DO MÚSCULO
Os músculos esqueléticos podem ser classificados à partir de suas ações em: Agonista Antagonista

CLASSIFICAÇÃO MUSCULAR

MÚSCULOS DA...
tracking img