Redes wireless

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VILA VELHA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FELIPE DE OLIVEIRA VOGEL PENNA

REDES WIRELESS

VILA VELHA 2012

INTRODUÇÃO
Atualmente, nossas necessidades estão mais relacionadas com a qualidade de informação necessária para o nosso dia-a-dia, para que as pessoas obtenham notícias de última hora em qualquer lugar que estejam, usando seus dispositivos móveis. Essa qualidade einstantaneidade podem ser conseguidas por intermédio de wireless (sem fio).

O uso da tecnologia wireless vai desde transceptores de rádio como walkietalkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais remotos como um escritório, um aeroporto, um parque, em casa, etc. Um sistema de redes wirelessrefere-se a uma “passagem aérea” e sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência ou comunicação via infravermelho.

Sua área de abrangência é classificada em redes pessoais ou curta distância (wpan), redes locais (wlan), redes metropolitanas (wman) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância(wwan).

REDES WIRELESS
Uma rede wireless é um sistema que interliga vários equipamentos fixos ou móveis utilizando o ar como meio de transmissão, compartilhando recursos – arquivos, dados, aplicativos...

Apesar de inicialmente muito mais caras, as redes wireless estão gradualmente caindo de preço e se popularizando. Além da questão da praticidade, as redes wireless podem ser utilizadas emcasos onde, por um motivo ou outro, não é viável usar cabos.

CLASSIFICAÇÃO

WPAN- WIRELESS PERSONAL AREA NETWORK (Rede de área pessoal )
IEEE 802.15 BLUETOOH PAN ETSI HIPERPAN.

É um tipo de rede onde vários dispositivos, como celulares, estão conectados a uma rede sem fio disponibilizada em um alcance pequeno, normalmente alguns metros, é normalmente associada ao Bluetooth. Pode ser vistacom a interação entre os dispositivos móveis de um utilizador. A wpan é projetada para pequenas distância, com baixo custo e baixas taxas de transferência.

WLAN- WIRELESS LOCAL AREA NETWORK (Rede local)
IEEE 802.11 WIRELESS LAN ETSI HIPERLAN.

É um tipo de rede que usa ondas de rádio para fazer uma conexão internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa adsl ou conexão-tv, quegeralmente usa cabos. Wlan já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os wlans assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de wlan trouxe-o também a muitos particulares.

WMAN- WIRELESS METROPOLITAN AREA NETWORK (Rede de área metropolitana )IEEE 802.16 WIRELESSMAN ETSI HIPERMAN E HIPERACCESS.

É conhecida sob o nome de anel local rádio (blr). Os wman baseiam-se na norma IEEE 802.16. O anel local rádio oferece um débito útil de 1 a 10 mbit/s para um alcance de 4 a 10 quilómetros, o que destina esta tecnologia principalmente aos operadores de telecomunicação. A norma de rede metropolitana sem fios mais conhecida é o wimax,permitindo obter débitos de aproximadamente 70 mbit/s num raio de vários quilómetros..

WWAN- WIRELESS WIDE AREA NETWORK (Rede de longa distancia )
IEEE 802.20 WAN 3GPP (GSM).

É uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA, GSM, etc). Com o advento das comunicações sem fio (wi-fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectadopor um cabo.

TECNOLOGIAS PRINCIPAIS

INFRARED DATA ASSOCIATION (IRDA)

Tipo de barramento que permite a conexão de dispositivos sem fio aos microcomputadores através de infravermelho, é necessário um adaptador ligado a porta USB do computador, desta maneira este computador poderá trocar arquivos com qualquer outro equipamento. A transferência é feita na forma de pacotes de dados enviados...
tracking img