Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A expansão das redes sociais

O surgimento da internet ocasionou uma revolução na vida das pessoas, primeiramente pela praticidade que a máquina, no caso, o computador proporciona aos seus possuidores, sem esquecer a internet, esta ferramenta considerada hoje indispensável para a praticidade diária do ser humano.

Para muitos é quase inaceitável alguém não ter acesso a internet, devido aexpansão que este meio de comunicação de massa tomou na vida das pessoas. Crianças já nascem praticamente acessando, muitas delas com cinco anos de idade já sabem mexer e brincam com a máquina como se fosse um brinquedo simples de manusear, deixando de lado outras brincadeiras simples, na busca da adaptação de uma sociedade praticamente tecnológica.  Isso nos mostra que desde cedo, o indivíduo já éinserido nesta "febre" que se tornou o computador, mais precisamente a internet e suas ferramentas.

Uma das ferramentas da internet mais acessadas, principalmente entre jovens e adolescentes são as redes sociais. É público e notório a epidemia de páginas que funcionam para a comunicação instantânea e em tempo real das pessoas. Este acesso exagerado veio aumentando a cada ano, principalmente naúltima década, em que muitas pessoas tiveram acesso a internet e acabaram por se adaptar, muitas vezes, viciando-se nestas redes sociais, desqualificando o principal foco que deveria ser a internet, no caso, a pesquisa e informação em tempo rápido.

A influência das redes sociais ocupa um lugar tão significativo na vida das pessoas, que para muitos hoje, é inadmissível alguém não possuir umFacebook, Messenger, Skype, Orkut, dentre outros. Caso não se adeque a este mundo virtual, a primeira coisa que irão definir é que tal pessoa não é informada. Ai se vem o questionamento, então o que é ser informado, é possuir algum tipo de rede social e ficar conectada a internet praticamente o dia todo só nesta ferramenta, então é necessário se fazer urgentemente uma reflexão do papel da internet e suafunção, como também das redes sociais, ou acabaremos por não entender o que mesmo seja uma notícia.
É certo que a influência da internet e das redes sociais, ocasionará implicações, ou melhor, já está ocasionando implicações sérias no âmbito educacional dos usuários, sendo os mais atingidos os jovens e os adolescentes, estes com acesso diretamente a esta ferramenta.

Não se pode negar aimportância que a internet e o acesso as demais ferramentas oriundas dela ocasionou a sociedade, pois é de suma importância para muitas pessoas e para muitas empresas. O que se está buscando mostrar com o questionamento desta influência, é que o mau uso deste meio ocasionará prejuízos a vida das pessoas. A expansão não é errada, muito pelo contrário, é necessário sim, mas o que deve ser esclarecido é comoesse uso deve ser utilizado para que não acabe prejudicando no lugar de ajudar, principalmente no âmbito educacional, já que sabemos o que a expansão destas redes sociais causaram e estão causando a língua portuguesa, principalmente na escrita dos usuários assíduos deste meio de comunicação.


As redes sociais foram uma novidade muito bem recebida por toda a sociedade em geral: pela primeiravez podemos contatar com alguém que se encontra distante sem vermos os seus olhos, a sua face; podemos também contatar com pessoas que nunca tínhamos visto antes.


O Facebook e o Twitter são no momento as redes sociais por excelência e desenganem-se os que pensam que só são utilizadas por puro lazer ou entretenimento.
Muitos dizem, e poderão ter toda a razão, que as novas tecnologiascontribuem para uma maior exclusão social.


Mas agora pergunto: o modo como a sociedade de hoje em dia se encontra estruturada, não nos obrigará a ter uma vida virtual tão importante como a nossa vida real?


Seguem-se vários exemplos do nosso dia a dia: nos tempos que correm alguém que queira encontrar boas propostas de emprego já não utiliza os classificados do jornal mas recorre à internet;...
tracking img