Propriedades do alcool etilico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Uberaba
Campus Uberlândia






QUÍMICA ORGÂNICA







Roteiro de Aula Pratica nº 01
Cromatografia em Papel












Uberlândia – MG
Setembro de2012

1 - Introdução:

A cromatografia é um método físico-químico de separação. Em química e biologia muitas vezes é necessário separar, purificar e identificar os componentes de misturascomplexas. O botânico russo Michail Semenovich Tswett é considerado como o descobridor da cromatografia no início do século XX. O termo cromatografia derifa das palavras gregas “Chrom” (cor) e “graphie”(escrever). Embora o processo atualmente já não dependa essencialmente da cor, ele é empregado para facilitar a identificação de compostos que tenham sido separados por um processo chamado migraçãodiferencial. Em relação a forma física do sistema, a cromatografia pode ser subdividida em cromatografia em coluna e planar. A cromatografia planar resume-se à cromatografia em papel (CP), cromatografia porcentrifugação (Chromatotron) e à cromatografia em camada delgada (CCD),Em se tratando da fase móvel, são três os tipos de cromatografia: cromatografia líquida, a cromatografia supercrítica (CSC) egasosa. A cromatografia pode ser utilizada para identificação de compostos por comparação com padrões previamente existentes.
O exemplo de cromatografia mais clássico é a cromatografia em papel. Nestetipo de cromatografia, uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente vertical, onde os componentes depositam-se em locais específicos. O papel é composto por moléculas extremamente longaschamadas celulose. Esta organização molecular que compõe as cadeias de celulose é polar e, como resultado, a celulose tem muitas regiões de altas e baixas densidades de elétrons.


2 - Objetivo:Separação e identificação de componentes de um corante orgânico, observando a percolação desse corante. Durante essa percolação, sabe-se a interação e o tempo de residência desse material.


3 -...
tracking img