Propriedades do alcool etilico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão
Carla Ferreira dos Santos; Eunice Karen Varella Jardim
QI 11211-27; QI 112
Prof.: Odair

Relatório 1

PROPRIEDADES DO
ÁLCOOL ETÍLICO

São Luis,
2013
Universidade Federal do Maranhão
Carla Ferreira dos Santos; Eunice Karen Varella Jardim

Relatório 1

PROPRIEDADES DO
ÁLCOOL ETÍLICO
Relatório apresentado à cadeira de química orgânica 2,ministrada pelo professor Odair, para obtenção de nota parcial no mês de fevereiro.

São Luis,
2013
1. Objetivo

Determinar algumas propriedades físicas e químicas do álcool etílico

2. Fundamentação teórica

O etanol (álcool etílico) é o mais comum dos alcoóis e caracteriza-se por ser um composto orgânico de fórmula estrutural CH3CH2OH, obtido por meio da fermentação do amido e outrosaçúcares como a sacarose existente na cana-de-açúcar. 
Analogamente à água, os alcoóis apresentam caráter polar, mais acentuado nos compostos de menor peso molecular. No caso dos alcoóis, esse caráter se deve à presença do grupamento hidroxila, no qual o átomo de oxigênio, por ser mais eletronegativo que o de hidrogênio, atrai os elétrons compartilhados na ligação O-H, levando-os a assumir umadistribuição espacial assimétrica. Além disso, o ponto de ebulição desses compostos é relativamente alto, graças à presença da ligação tipo pontes de hidrogênio entre as moléculas.
Os alcoóis são solúveis em água, embora a solubilidade diminua à medida que seu peso molecular aumenta. Alguns alcoóis, como o etanol, são bons solventes de outros compostos orgânicos não solúveis em água.

Quanto aocaráter ácido-básico desses compostos, os álcoois podem atuar como bases fracas, em presença de ácidos fortes, tais como o nítrico e o sulfúrico, ou como ácidos, reagindo com metais mais reativos para formar alcoóxidos. O caráter básico dos álcoois se deve à presença de dois pares de elétrons que não participam da ligação entre os átomos de oxigênio e hidrogênio do grupamento hidroxila.

A viscosidadedos alcoóis aumenta à medida que seu peso molecular cresce. Assim, enquanto o metanol é líquido a temperatura ambiente, o n-icosanol, com vinte átomos de carbono na cadeia, é sólido. Os alcoóis são inflamáveis quando em presença de uma chama, em atmosfera de ar ou oxigênio, transformando-se totalmente em água e gás carbônico, com grande desprendimento de energia.

3. Parte experimental4.1 Materiais e reagentes:

* bico de bunsen
* pinça de madeira
* tubo em U
* béquer de 100 mL
* cadinho de porcelana
* vidro de relógio
* proveta de 10 ml
* Sol. de KMnO4 a 10%
* álcool etílico
* pipeta de 5 e 10mL
* tubos de ensaio
* ácido acético
* Proveta de 25 e 50 mL
* Sol. de K2Cr2O7 1 M
* Gasolina
* bastão de vidro
*Triângulo de porcelana

4.2 Procedimento experimental:

1. Em uma proveta de 50 mL, colocou-se 20 mL de água. Adicionou-se 20 mL de álcool etílico, medido em outra proveta. Agitou-se com um bastão de vidro. Registrou-se o volume final observado e explicou-se o resultado obtido.
2. Repetiu-se o item 1, usando gasolina em vez de água.
3. Colocou-se cerca de 5 mL de álcooletílico em um béquer. Juntou-se um pequeno pedaço de sódio (fornecido pelo professor) e cobriu-se o béquer com vidro de relógio. Observou-se.
4. Colocou-se cerca de 2 mL de solução aquosa de K2Cr2O7 em um tubo de ensaio. Juntou-se cerca de 1 mL de H2SO4 1:1 e em seguida 5 gotas de álcool etílico. Observou-se.
5. Colocou-se 5 mL de etanol em um tubo de ensaio e adicionou-se lentamente 2 mL deH2SO4 concentrado. Em seguida, juntou-se 5 mL de ácido acético, adaptou-se um tubo em U e aqueceu-se em bico de Bunsen, fazendo passar os vapores do produto formado por um tubo de ensaio contendo água destilada. Observou-se o odor e justificou-se.

* Baseado nos resultados, formulou-se as reações químicas que ocorreram.

4. Resultados e discussões

Reação entre o acetato e o etanol =...
tracking img