Bauru-aterro sanitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Verificou-se que em Bauru existe um Aterro Sanitário e uma Central de Triagem de materiais recicláveis. Apesar disto, observa-se acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a maior dificuldade enfrentada para a Coleta Seletiva é a atividade dos "catadores de rua", que passam antes dos caminhões de coleta e levam todo o lixo. ACentral de Triagem é o ponto de recepção de material reciclável coletado tanto pelo caminhão quanto por catadores e comunidade e onde se realiza a separação ou triagem dos materiais para posterior colocação no mercado. O processo é todo manual: deposita-se o produto da coleta diretamente no chão e separam-se seus componentes. Os catadores de rua se antecipam aos caminhões da Coleta Seletiva, pegam ossacos do lixo, levam para um terreno baldio para separar o que interessa e queimam ou descartam ali mesmo o restante. De acordo com a Empresa Municipal do Desenvolvimento Urbano, aproximadamente 30% do material enviado ao aterro sanitário poderia ser destinado à coleta seletiva. Isto significa que em média 1.750 toneladas de materiais recicláveis são encaminhadas aos aterros mensalmente.Adesinformação sobre questões ambientais básicas, profundo desconhecimento e descaso para questões ambientais, ocupação clandestina da favela, o que impede o acesso ao saneamento básico e infra-estrutura e deficiências básicas como: educação, saúde, alimentação, vestuário, cultura a lazer. O trabalho conclui que mediante a educação ambiental, campanhas educacionais e alteração da imagem da profissão docatador, os efeitos seriam extremamente positivos na promoção social, geração de renda e na preservação do meio ambiente, além de uma possível ferramenta no controle da violência.
A Coleta Seletiva tem como principal objetivo a diminuição da quantidade de resíduos sólidos urbanos dispostos em aterros sanitários. Ela é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis tais como vidro, papel,metais, plásticos e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Esses materiais podem ser encaminhados às industriais recicladoras ou aos sucateiros.
Para se obter bons resultados na coleta seletiva e na reciclagem, devem ser observadas as composições do lixo em diversos pontos da cidade visando otimizar o processo. Também é importante para o sucesso da coleta seletiva que as pessoasenvolvidas no negócio sensibilizem e conscientizem a população da importância desta para o meio ambiente.
Com a coleta seletiva é possível realizar a preservação dos recursos naturais, estimular a cidadania e melhorar a qualidade do material reciclável. A coleta seletiva é um instrumento valioso de valorização social e serve para afastar as pessoas, especialmente as crianças, dos lixões, no momento emque os governos, os cidadãos e a própria UNICEF voltam seus esforços para erradicar o trabalho infantil.

PONTOS POSITIVOS

Diagnóstico da Disposição dos Resíduos Sólidos Urbanos.
Em Bauru existe um Aterro Sanitário e uma Central de Triagem de materiais recicláveis. Apesar disto, observa-se acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade. O município de Bauru tem aproximadamente 335.000habitantes. Dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMA estimam que são encaminhadas ao aterro sanitário em média 210 toneladas por dia.
Coleta Seletiva
Segundo a SEMMA, 65% da zona urbana da cidade é contemplada pela coleta seletiva. São necessários 4 caminhões para executar o serviço. Os caminhões usados são fechados com telas, formando uma "gaiola".A equipe da coleta seletiva de Bauru éuniformizada e durante os trabalhos de campo, todos usavam equipamentos de segurança. Ela é feita semanalmente, com horários pré-determinados e divulgados mediante folhetos e jornais.
Postos de Entrega Voluntária (PEV)
Cada PEV consiste num container na cor verde. Os materiais recicláveis depositados são geralmente acondicionados em um único vasilhame e posteriormente coletados e levados para...
tracking img