Redes industrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
oCEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial / Redes Industriais – Aula 06

Família de Protocolos da Allen Bradley Protocolos Abertos
Ethernet/IP ControlNet DeviceNet Foundation Fieldbus

Protocolos Proprietários
RIO : Universal Remote I/O DH-485 : Data HighWay 485 DH+ : Data HighWay Plus

Controlar, Configurar e Coletar Uso do CIP – Control and Information ProtocolArquitetura Produtor/Consumidor

1. A Allen Bradley, uma empresa do grupo Rockwell Automation, oferece uma arquitetura integrada de rede viabilizando um eficiente fluxo de informações e dados em todos os níveis da automação industrial. 2. São disponibilizados protocolos abertos para os níveis de dispositivos, controle e informação com possibilidade de combinações sem sacrifício de desempenho. 3.Protocolo aberto significa que as especificações e tecnologia não são gerenciadas ou controladas pela Rockwell Automation. Estas soluções são um avanço dos antigos protocolos de comunicação proprietários da Rockwell. 4. Com esta arquitetura é possível: • Controlar: Estipulando transferência de dados em vários métodos com selecionáveis taxas de atualização de E/S, entradas compartilhadas, mensagensmulticast e ponto a ponto e intertravamentos entre controladores. Configurar: Viabilizando a configuração de todos os dispositivos da rede de qualquer localização. Coletar: Estipulando uma solução para visualização de dados em IHMs, com gráficos de tendências e análises de dados para manutenção e solução de problemas.

• •

1

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial/ Redes Industriais – Aula 06

Família de Protocolos da Allen Bradley

Information

Automation and Control

DH+ DH485 RIO

Discrete Device

Process Device

1. A figura mostra três níveis de um sistema de automação industrial onde podemos localizar as soluções propostas pela Rockwell. 2. No nível inferior, o chão de fábrica, o protocolo DeviceNet possibilita a interligação dedispositivos com informações discretas enquanto que a instrumentação de processo faz uso do Foundation Fieldbus. 3. No nível intermediário, os CLPs, IHMs e PCs fazem uso do protocolo ControlNet, onde antes a Rockwell tinha como solução os protocolos Data Highway Plus e Data Highway 485. 4. No nível superior ou de informação é proposta a utilização do protocolo Ethernet/IP.

2

CEFET-RN / CursoSuperior de Tecnologia em Automação Industrial / Redes Industriais – Aula 06

DeviceNet – Características
Rede para interligação de:
Sensores e atuadores ON/OFF Chaves de partida eletrônicas Controladores Lógicos Programáveis Interfaces Homem Máquinas.

Padrão aberto
Mantido pela associação ODVA.

Baseado no protocolo CAN.
Definição do meio físico. Especificação da camada de aplicação

1. Arede DeviceNet, lançada em 1994, é derivada da rede CAN, adaptada para operar ao nível de equipamentos desde os mais simples como sensores on/off e módulos I/O até os mais complexos, como interfaces homem máquinas e inversores de freqüência para controle de velocidade de motores. 2. A rede DeviceNet possui protocolo aberto, tendo um expressivo número de fabricantes ofertando equipamentos,regulamentados via a associação OVDA (Open DeviceNet Vendor Association – www.odva.org), organização independente que tem o objetivo de divulgar, padronizar e difundir a tecnologia visando seu crescim ento global. 3. Coube a especificação do DeviceNet definir o meio físico e conectores e definir a camada de aplicação. 4. O DeviceNet tem todos os ingredientes para o sucesso, chips disponíveis (variações doCANbus), um forte patrocinador com um mercado consolidado, software de gerenciamento da rede e uma poderosa associação para promover o produto.

3

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial / Redes Industriais – Aula 06

DeviceNet e o Modelo OSI
Semi Devices User Layer Application Object Library Pneu Valve AC Drives Position Cntrllrs Other Profiles

Application...
tracking img