Medidas e tratamento de dados experimentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TÍTULO
Medidas e tratamento de dados experimentais.


2 OBJETIVOS
Este relatório tem como objetivo observar por meio de um experimento feito em laboratório, os algarismos significativos e as propriedades fundamentais de medidas mais utilizadas, como: massa, volume e temperatura, bem como comparar a precisão dos equipamentos usados nas medidas.



3 INTRODUÇÃO
O tratamento de dados emedidas na química experimental deve ser feito sistematicamente, de forma a obter o mínimo de erros e o máximo de precisão no experimento realizado.
Nos trabalhos onde as informações quantitativas não são perpetradas rigorosamente, os resultados do experimento ficam comprometidos ou até mesmo duvidosos. Obviamente que nem todos os ensaios exigem o mesmo grau de precisão e exatidão, porém saberusar os elementos numéricos e os equipamentos adequados a cada ensaio implica certamente em um estudo bem sucedido.
Entretanto deve ser considerado que toda a medida possui um determinado erro, e o erro de uma medida muitas vezes é limitado pelo equipamento utilizado, dessa maneira é importante conhecer e expressar matematicamente todos os erros e incertezas apresentadas ao longo da atividade.
Oideal é que as medidas sejam exatas e precisas. Medidas podem ser precisas e não serem exatas devido a algum erro sistemático que é incrementado a cada medida. A média de várias determinações é geralmente considerada o melhor valor para uma medida do que uma única determinação. (SANTIAGO, Apostila básica 2005, UFSC)

Os termos exatidão e precisão são freqüentemente usados na leitura dosresultados das medidas, portanto é necessário saber diferenciar cada um desses conceitos, que tem definições distintas.
EXATIDÃO é a medida real do objeto ou quanto ela se aproxima com o valor correto. PRECISÃO baseia-se no desvio padrão de várias repetições do mesmo experimento, ou seja, é a variação de resultados de uma mesma medida, assim a precisão vai ser maior quando o desvio médio for menor.Para expressar a precisão de um numero é normalmente usado o método dos algarismos significativos, que é dado pela soma dos numerais certos, mais os duvidosos, onde deve ser contado como significativos todos os algarismos, a partir do primeiro à esquerda que seja diferente de zero. Por exemplo, 0,023 têm dois algarismos significativos e 1230 tem quatro.
Deste modo os algarismos significativos são deextrema importância para saber distinguir o valor real alcançado nas medições, daqueles decorrentes de cálculo ou arredondamento numérico.
Mas como já foi mencionado antes, a precisão e exatidão do experimento, também depende do equipamento utilizado, dessa maneira é imprescindível avaliar qual melhor instrumento para a medição de cada substância.
Para medir volumes de líquidos usam-sediversos tipos de instrumentos, que é escolhido dependendo do rigor exigido e volume da amostra. Para medições rigorosas é aconselhável o uso das pipetas, buretas ou dos balões volumétricos, já nas de menos rigor na maioria das vezes utilizam-se as provetas.
A Pipeta volumétrica é usada para medir e transferir um volume fixo de um líquido ou solução, ela pode ser graduada, onde existe uma escala paramedir volumes variáveis ou volumétricos, de apenas um traço final que indica o volume fixo e final indicado por ela, sendo esta mais rigorosa que a graduada.
Já a proveta não é de muita precisão, uma vez que sua escala de volumes não é confiável, pois apresenta erros de décimos e até ml, por isso ela é mais usada em medidas aproximadas. Para medições de temperaturas usam-se os termômetros, emgeral de mercúrio e graduados em graus Celsius (ºC), deste modo antes de fazer qualquer leitura, deve-se examinar sua escala e conferir se o seu alcance está adequado à temperatura medida.





4 METODOLOGIA
4.1 materiais e reagentes
Materiais:
- Termômetro;
- Proveta de 25 mL;
- Béquer de 50 mL e 250 mL;
- Bastão de vidro;
- Balança analítica;
- Pipeta volumétrica de 10...
tracking img