Metodologia do estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição:




MEIO AMBIENTE





METODOLOGIA DO ESTUDO
PROF°







OSASCO, ABRIL DE 2011.



Resumo:













"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância e somente após, a ultima árvore for derrubada e o ultimo rio poluído o homem percebera que dinheiro não se come."




INTRODUÇÃO

ESTE TRABALHO TEM COMOOBJETIVO......


Explicar porque o trabalho/pesquisa é importante e para quê.





















Tema:








MEIO AMBIENTE












Desenvolvimento:
Apresente os pontos positivos e negativos do problema, com argumentos válidos.
Tamanho máximo: 3 páginas.

MEIO AMBIENTE
Meio ambiente é o conjunto de relações entre os meios físico, biológico eantrópico. Podemos dizer que meio ambiente é como a confiança ou o casamento. A confiança é uma relação de integridade entre 2 pessoas. E o casamento também. É intangível, não dá pra gente tocar e pegar.
O meio ambiente é assim. É intangível. Não dá pra gente tocar e pegar. Tocar numa pedra, na água ou no solo é tocar num elemento ambiental do meio físico. Tocar uma planta, um animal, é tocar numelemento do meio biológico. Tocar numa plantação, num produto industrializado ou num depósito de resíduos sólidos (lixo) é tocar num elemento do meio antrópico ou sócio econômico.
Os principais constituintes do meio físico são as rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas, geomorfologia e climas. No meio biológico, os constituintes são a flora e a fauna. E no meio antrópico ou sócioeconômico são todas as atividades do homem, nos setores primário, secundário, terciário e até quaternário, conforme os autores mais modernos.
Mas afinal o que são as relações? Quando alguém preserva um bioma, protegendo, evitando incêndios, impedindo caça e pesca predatórias, está construindo um tipo de relação com o bioma. Quando alguém vai lá e incendeia um pedaço de cerrado está estabelecendo uma outrarelação entre o homem e o bioma.
Biomas que são constituídos por elementos físicos e biológicos além do antrópico, que interagem entre si dentro de uma relação sistêmica hierarquizada por vários fatores.
Portanto meio ambiente não são apenas as flores e as borboletas que muito nos sensibilizam e das quais muito gostamos. Mas meio ambientes são as relações. E meio ambiente é um conceitoantropocêntrico. São as conseqüências de todas as relações entre os meios que são produzidos pelo homem e que podem impactar a própria espécie humana.
Não há sentido no conceito de meio ambiente que não inclua o homem como o centro das motivações, afinal para que servisse um mundo totalmente preservado e em equilíbrio sem a presença do homem? Neste caso nem mesmo a expressão meio ambiente teria sidoinventada.

QUEM DESTROI O MEIO AMBIENTE?
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.
Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado,pense, que com ele está sendo destruída principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqüentemente, o futuro deste planeta.
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza edo meio ambiente.

As indústrias lançam poluentes como, por exemplo, o enxofre gerando a chuva ácida que causa danos às plantações, as florestas, ao homem através de alimentos envenenados. A chuva ácida produz um gás capaz de subir muito alto na atmosfera impedindo a renovação da camada de ozônio, que retém os raios ultravioletas do sol. A destruição desta camada proporciona a elevação da...
tracking img