Metodologia do estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DO ESTUDO



II - A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL


O estudo e a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento, são plenamente eficazes somente quando criam condições para uma contínua e progressiva assimilação pessoal dos conteúdos estudados. A assimilação,por sua vez,precisa ser qualitativa e inteligentemente seletiva,dada a complexidade e enormediversidade das várias áreas do saber atual.
Daí a grande dificuldade encontrada pelos estudantes, cada dia mais confrontados com uma cultura que não cessa de complexificar-se e se utilizar acanhados métodos de estudo que não acompanham, no mesmo ritmo, a evolução global da cultura e da ciência. Alguns acreditam que é possível encontrar na própria tecnologia os recursos que possibilitem superartais dificuldades da aprendizagem.Os recursos milagrosos da tecnologia,no entanto,estão ainda para ser criados e testados;os métodos acadêmicos tradicionais,baseados na assimilação,passiva,já não fornecem nenhum resultado eficaz.
O estudante tem de se convencer de que sua aprendizagem é uma tarefa eminentemente pessoal; tem de se transformar num estudioso que encontra no ensino escolar não umponto de chega, mas um limiar a partida do qual constitui toda uma atividade de estudo e de pesquisa, que lhe proporciona instrumentos de trabalho criativo em sua área. É inútil retorquir que isto já é obvio para qualquer estudante.De fato,nunca se agregou tanto como hoje a importância da criatividade nos vários momentos da vida escolar.Mas o fato é que os hábitos correspondentes não foraminstaurados e, na pratica de ensino,os resultados continuam insatisfatórios.


1. A PRÁTICA DA DOCUMENTAÇÃO


As considerações que seguem visam tão-somente sugerir formas concretas para o estudo pessoal, sem se preocupar em delinear uma teoria e uma técnica muito sofisticada de documentação, Ressaltar a importância da técnica da documentação como forma de estudo (talvez já conhecida epraticada por muitos, mas nem sempre com a devida correção) é o único objetivo aqui visado.
O saber constitui-se pela capacidade de reflexão no interior de determinada área do conhecimento. A reflexão, no entanto, exige o domínio de uma série de informações. O ato de filosofar,por exemplo,reclama um pensar por conta própria que é atingido mediante o pensamento de outras pessoas.A formaçãofilosófica pressupõe,dialética e não mecanicamente,a informação filosófica.Do mesmo modo alguém se torna grande poeta ou escritor e,como tal,altera com seu gênio sua língua e sua cultura.Antes,porem,de aí chegar será influenciado por essa cultura e se comunicará através da língua que aprendeu submissamente.Afinal,o homem é um ser culturalmente situado.
Assim sendo, a posse de informação completa desua área de especialização é razoável nas áreas afins,assim como certa cultura geral é uma exigência para qualquer estudante universitário,cujos objetivos signifiquem algo mais que um diploma.
Essa informação só se pode adquirir através da documentação realizada criteriosamente. O didatismo tem criado uma série de vícios que se arraigaram na vida escolar dos estudantes desde a escolaprimaria,esterilizando os resultados do ensino.
Não traz resultados positivos para o estudo ouvir aulas, por mais brilhantes que sejam, nem adianta ler livros clássicos e celebres. Isso só tem algum valor à medida que se traduzir em documentação pessoal,ou seja,à medida que esses elementos puderem estar à disposição do estudante,a qualquer momento de sua vida intelectual. A prática da documentaçãopessoal deve, pois, tornar-se uma constante na vida do estudante: é preciso convencer-se de sua necessidade e utilidade, colocá-la como integrante do processo de estudo e criar um conjunto de técnicas para organizá-la.
A documentação de tudo o que for julgado importante e útil em função dos estudos e do trabalho profissional deve ser feita em fichas. Tomar notas em cadernos é um habito...
tracking img