Redes industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de redes industriais
Professor:Rogério
Turma e12.01
Alunos:Francisco da Silva Pinheiro
Eduardo



Supervisório

É um software destinado a promover a interface homem/máquina, afim de proporcionar uma supervisão plena do processo através de telas devidamenteconfiguradas.
As telas que representam o processo podem ser animadas em função das informações recebidas pelo CLP. Quando falamos em supervisão temos a ideia de dirigir, orientar ou inspecionar em um plano superior.

Na indústria tem-se a necessidade de centralizar as informações de forma a termos o máximo possível de informações com o menor tempo possível.

O Sistema Supervisório veio parareduzir a dimensão dos painéis e melhorar a interface homem/máquina. São baseados em computadores executando softwares específicos de supervisão de processo industria

Permitem uma visualização gráfica com informações do processo por cores e animações.

Dão ao projetista uma ampla gama de comunicação com os mais diversos tipos de marcas e modelos de equipamentos disponíveis no mercado.Qualquer sistema, apoiado em computador ou equipamento programável, que remova o trabalhador de tarefas repetitivas e que vise a soluções rápidas e econômicas para atingir os objetivos das indústrias.

Sistema scada

SCADA (Supervisory Control And DataAcquisition)
na automação refere-se a sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados composto por um ou mais computadores monitorando econtrolando um processo.O objetivo principal dos sistemas SCADA é propiciar uma interface de alto nível do operador
com o processo informando-o "em tempo real" de todos os eventos de importância da planta.

São aplicativos que permitem que sejam monitoradas e rastreadas informações do processo produtivo, as informações podem ser visualizadas por intermédio de quadros sinóticos animados comindicações instantâneas das variáveis de processo(vazão, temperatura, pressão, volume, etc).

Um sistema SCADA permite a um operador, em uma localização central, controlar um processo distribuído em lugares distantes, como, óleo ou gás natural, sistemas de saneamento, ou complexos
hidroelétricos, fazer set-point ou controlar Sistemas Supervisórios
processos distantes, abrir ou fechar válvulas ouchaves, monitorar alarmes, e armazenar informações de processo.

Características:

Software aplicativo em um PC convencional.

Aplicações para monitoração, supervisão, obtenção de dados e rastreamento de informações do processo produtivo.

Visualização em telas animadas que representam o processo a ser controlado.

Indicação instantânea das variáveis de processo
(vazão, temperatura,pressão, volume, etc).

Facilitam movimentação de informações para
gerenciamento e diretrizes.

ESTAÇÕES DE UM SISTEMA SCADA

Estação (Nó): Estação (nó) é qualquer computador que esteja rodando um software supervisório. Estação (nó) local é aquela em que se está operando ou configurando e estação (nó) remota é aquela que é acessada através de um link de comunicação.
Estação independente (“StandAlone”): É uma estação que desempenha todas funções de um sistema de supervisão não conectada a uma rede de comunicação.
Estação servidora de Base de Dados (Servidor “SCADA”): É uma estação que executa a função de aquisição de dados.
Estação de Monitoração e Operação: É uma estação que permite que o operador monitore o processo, altere parâmetros do processo, reconheça alarmes e mais algumastarefas de operação de processo mas não permite alterar a configuração de telas nem da base de dados.
Estação de Gerência: É uma estação que permite a gerentes, supervisores ou quaisquer outras pessoas terem acesso aos dados de processo em forma de relatórios, gráficos e telas, sendo que reconhecimentos de alarme ou alteração de parâmetros do processo, entre outras tarefas de operação, não...
tracking img