Projeto: qualidade de vida ao idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: QUALIDADE DE VIDA AO IDOSO

“Não me pergunte sobre a minha, porque tenho todas as idades.“Eu tenho a idade da infância, da adolescência, da maturidade e da velhice.” (Cora Coralina).

1- Apresentação
No Brasil, o envelhecimento da população deixou de ser uma preocupação individual. Promover o bem-estar dos idosos é mais que uma tarefa do Estado. É o reconhecimento de toda asociedade àqueles que contribuíram e ainda contribuem para a construção deste País.
Este estudo pretende apresentar uma análise acerca do processo de trabalho do Assistente Social na área do idoso tendo como base a experiência vivenciada no CRAS de Chapada da Natividade - TO através do Estágio Supervisionado.
O projeto busca melhorar a qualidade de vida do idoso, através de planejamento eestratégias de atendimento a pessoas idosas. Implantando ações preconizadas pelo Plano de Ação Integrada para o Desenvolvimento da Política Municipal do Idoso, em busca da inclusão social do mesmo.
O grupo de estagiárias de Serviço Social vem com a proposta de uma maior participação do governo e da sociedade na busca de um envelhecimento digno para aqueles que muito contribuíram para a construção denosso Município e país.
O Projeto Qualidade de Vida ao Idoso integra-se ao conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social juntamente com o CRAS, no âmbito de planejamento e estratégia, sob o acompanhamento dos seus gestores, incluindo a Assistente Social e a Psicóloga.

2- Justificativa

A partir da promulgação da Constituição Federal (1988) e da criação do estatuto doIdoso (a Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003), envelhecer com qualidade de vida é um direito que deve ser assegurado ao idoso pela família, sociedade e estado. Segundo a constituição federal: o Artigo 229. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, a saúde, a alimentação, aeducação, a cultura, ao esporte, ao lazer, a cidadania, a liberdade e a dignidade.
No município de Chapada da Natividade - TO existem atualmente cerca de 4.000 habitantes e uma grande população idosa compõem esse número. Essa população se divide entre a zona rural e urbana, são idosos que ainda tem vida ativa, e mesmo com os problemas ocasionados com a chegada da velhice, ainda enfrentam jornadas detrabalho em suas comunidades. Alguns dos idosos da Chapada de Natividade ficam por horas sentados em frente suas casas fazendo artesanatos, e outras vezes apenas conversando ou observando o movimento existente nas ruas.
O presente projeto objetiva transformar esse dia tão cansativo e inevitável, em um momento prazeroso e alegre, com palestras sócio-educativas, jogos, músicas, poesia, oferecendoainda lanches, descanso e segurança. Para desenvolver o projeto contaremos com a equipe de profissionais do CRAS da Chapada de Natividade - TO, incluindo a Assistente Social, a Psicóloga e a Pedagoga. É incontestável o avanço obtido na luta pelo respeito às pessoas idosas. Entretanto se faz necessário intensificar a difusão da cultura da velhice, como direito humano e social.

Realizar oProjeto Qualidade de vida ao idoso, viabilizando acesso do mesmo aos seus direitos e benefícios, significa, também, atentar com maior acuidade ao princípio disposto no inciso I do art. 2º da Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993:

“a assistência social tem por objetivos: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice”.

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e oPlano Municipal de Assistência Social, busca dar resposta concreta que o envelhecimento é um processo natural e inevitável, é uma fase que como a infância, a adolescência e a juventude faz parte do ciclo natural da vida, tornando indispensável à preocupação com a qualidade de vida.
Nesta perspectiva, com o rápido envelhecimento da população brasileira, faz se necessário e urgente uma...
tracking img