Mc koskley

1018 palavras 5 páginas
McCloskey

A) A metodologia oficial modernista

Modernismo  Podemos conhecer apenas o que podemos sentir; o único conhecimento real é o científico; à medida que diminuía a fé religiosa introduzia-se a fé modernista (somente hipóteses refutáveis são científicas); é anti-histórico e pouco interessado em tradições culturais ou intelectuais; é matemático e axiomático e não se importa com forma, valor ou beleza.

“Os dez mandamentos modernistas”: 1- previsão; 2– implicações observáveis;3 - experimentos reproduzíveis e objetivos; 4 – se e somente se a implicação de uma teoria demonstra ser falsa a teoria também o é; 5 – objetividade, subjetividade não é científica; 6 –se não pode ser expresso com números é fraco; 7 – as justificativas não estão condicionadas nem pelo tempo nem pela comunidade científica; 8
– é a metodologia que deve separar o pensamento científico do não científico e o positivo do normativo; 9 – a explicação científica de um fato o ampara como uma lei protetora; 10 – os cientistas não devem, como cientistas, ter nada a dizer sobre o valor moral ou artístico.

Porém cada vez menos filósofos e creem nestes mandamentos, entretanto entre os economistas a maioria crê. O texto de M. Friedman (acima resumido) é o documento fundamental do modernismo na economia. Friedman tentava escapar da doutrina positiva, mas não teve sucesso. A teoria deveria se avaliar por suas conclusões e não por seus pressupostos. O realismo dos pressupostos pouco importa se as implicações forem consistentes com o observado explicando assim a realidade.

B) O próprio modernismo é impossível e não se respeita.

O modernismo promete um conhecimento sem dúvidas, sem metafísica, sem moral e sem convicções pessoais. Mas, o que é capaz de proporcionar dá o nome de metodologia científica exatamente à metafísica. Em verdade não pode proporcionar aquilo o que promete. A aplicação literal da metodologia modernista não pode produzir uma economia útil, e provavelmente frearia

Relacionados