Rede ufmg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
Disciplina: Gerenciamento de Sistemas de Informação
Professor: Fernando
Aluna: Fernanda Miranda de Souza
09/40917

Sistema de bibliotecas UFMG
Finalidade
Prestar serviços de informação técnico-científica que ultrapassem as expectativas da comunidade acadêmica, sustentando e colaborando com a UFMG para que ela permaneça dentre as mais bem conceituadasuniversidades do país.
Objetivos
* Provimento de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade;
* Coordenação técnica, administração e divulgação dos recursos informacionais das 27 bibliotecas do Sistema.
Origem
* A criação da UFMG foi o resultado da união de diversas escolas e faculdades existentes em Belo Horizonte. Essas escolas e faculdades jápossuíam bibliotecas próprias, que eram subordinadas aos seus respectivos diretores, e apresentavam orçamentos independentes.
* Em 1968 Acontece a reforma universitária. Uma das alterações foi a criação da Coordenação de Bibliotecas Universitárias que tinha por objetivo coordenar tecnicamente as bibliotecas da UFMG, como a finalidade de normalizar os processos técnicos de formação, organizaçãoe utilização do patrimônio bibliográfico da Universidade.
* Em 1972 é alterada a denominação da Coordenação de Bibliotecas Universitárias para a Biblioteca Universitária (BU) e determina que caberá à BU, por meio de uma política global, planejar e centralizar as atividades das bibliotecas das unidades acadêmicas e administrativas.
* Em 1987 é apresentada a proposta de uma nova estruturaorganizacional para a Biblioteca Universitária, em que todas as bibliotecas, em nível técnico, estariam definidas nos mesmos moldes.
* Em 1996 ocorre a aquisição e implantação do software Virgínia Tech Lirbrary System (VTLS) para o Sistema de Bibliotecas da UFMG. A aquisição tem um grande impacto no Sistema, uma vez que promove a integração em rede das 27 bibliotecas setoriais. Essainiciativa inova na prestação de serviços aos usuários, como, por exemplo, a renovação e devolução de material bibliográfico em qualquer biblioteca setorial, e a disponibilização do catálogo do acervo do SB/UFMG na rede interna do Sistema.
* Em 2003 Acontece a aquisição um novo software, nacional, para o SB/UFMG, denominado Pergamum trazendo melhorias na prestação de serviços do Sistema deBibliotecas como: catálogo on-line do acervo do SB/UFMG, renovação e reserva de material bibliográfico via internet. Para atender a implantação do Pergamum, a Biblioteca Universitária investe em novos equipamentos de acordo com a tecnologia adquirida e promove a capacitação de todas as equipes das bibliotecas, para atender servidores e usuários na utilização do novo software.
* Em 2005 o RegimentoInterno da BU é revogado pela RESOLUÇÃO No 12/2005, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2005, que aprova o novo Regimento da Biblioteca Universitária - Sistema de Bibliotecas da UFMG (BU/SB/UFMG) que ainda está em vigor.
Mantenedor
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Funcionamento:
* Busca, recuperação, processos técnicos.
Usuário
Base de dados
BU
Bib.
Bib.
Bib.
Bib.
Bib.
Catalogo online* Empréstimo
Usuário
BU
Bib.
Bib.
Bib.
Logística de distribuição

Estrutura organizacional
Atualmente, a Biblioteca Universitária – Sistema de Bibliotecas da UFMG (BU/SB) é integrada pelo Conselho Diretor, Diretoria da Biblioteca Universitária - Sistema de Bibliotecas e suas Divisões Técnicas e Seções Administrativas, Bibliotecas da UFMG e Comissões Temporárias.
* Diretoria -responsável por gerenciar o Sistema de Bibliotecas da UFMG.
* Conselho diretor - responsável por definir a política de gestão da Biblioteca Universitária
* Divisões técnicas e administrativas;
- Divisão de planejamento e divulgação;
- Divisão de formação e desenvolvimento de acervo;
- Divisão de tratamento e tecnologia da informação;
- Seção de serviços administrativos;
- Seção de...
tracking img