Prova n1 de arte no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
P - Faça um resumo sobre as linguagens artísticas.
R - Alem das linguagens usadas cotidianamente,existem as linguagens artísticas – as artes visuais, o teatro,a musica, a dança, a literatura -, que também “falam” de alguma coisa, representam algo e estão repletas de significados.

P - Nas atividades escolares como tem que ser encaminhado o trabalho com música?
R - Primeiramente temos que terum mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entreconteúdos dos diversos grupos.

P - Como podemos nos expressar através das artes visuais.
R - Podemos nos expressar através da pintura, desenho, colagem, fotografia e assim interagir com os outros e com o mundo.

P - O que se entende por encaminhamento metodológico em artes?
R - O encaminhamento metodológico, precisa propiciar a práxis artística (unidade entre a teoria e a prática artística),por meio de vivências e do entendimento histórico e teórico das experiências vivenciadas. O docente necessita vivenciar experiências pedagógicas, didáticas e artísticas, ou seja, é preciso participar deste processo enquanto aluno para que se possa conduzir o processo ensino-aprendizagem como professor com os alunos em sala de aula.

P - A arte na escola tem que desencadear um processo deformação dos sentidos. Qual é a verdadeira função do ensino na arte das escolas? Explique.
R - A função da Arte na escola é ensinar a ver, e por isso é preciso desencadear um processo de formação dos sentidos, pois os objetos, mais do eu vistos, precisam ser compreendidos em seus significados. Para tanto, é necessário um trabalho continuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem serestringir a elas, as obras de arte como via de familiarização cultural por meio do domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de Historia da Arte.

P - Comente a frase: Apreciar a arte é não abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer supremo superando o princípio utilitarista.
R - Sabemos que uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela desempenha um papeldentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.

P - O que são formas musicais? Dê exemplos.
R - São tipos de músicas que possuem características em comum. Ex: rock, sinfônica,valsa.

P - Comente a frase: A imagem é a expressão de alguém para alguém e, enquanto representação de um olhar, tanto mostra como oculta coisas.
R - Precisamos iniciar a nossa “leitura” perguntando sobre os porquês daquela representação, o que nos mostra, o que nos oculta e o que consagra, para assim podermos ir além do que vemos aparentemente.

P - EM QUE CONSISTE O INSTRUMENTO MUSICAL? DEEXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO MATERIAL EXPRESSIVO NASALA DE AULA.
R - Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música. Para a confecção de instrumentos musicais é necessário que os alunos tragam de casa elementos da natureza, como, pedras, galhos, conchas. Com esses materiais eles poderão fazer instrumentos musicais simples, como, chocalhos, clavas ou umabateria natural.

P - O QUE É O PRINCIPIO DA "DEFORMAÇÃO" DA ARTE? EM QUE TIPO DE OBRAS ELE ESTA PRESENTE?
R - Está presente nas obras expressionistas e o seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam, plasmando as angústias do ser humano e a força das suas emoções por meio da distorção das formas e das cores.

P - COMENTE A FRASE “A CAPACIDADE DE LER UMA...
tracking img