Rede - pon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PON – Passive Optical Network (Rede Óptica Passiva)

Vantagens de PON:
Redes opticas pode ser usadas para fazer transmissões de longa distancia por exemplo: redes intermunicipais, nacionais e internacionais.
Sistema DWDM, que pode multiplexar canais em cada fibra, exemplo: 64 canais de 10GB/s = 640GB/s.
Um par de fios de cobre transporta até 6 chamadas telefônicas, um par de fibras ópticaspode transportar 2.500.000 chamadas telefônicas - 64 canais em 2,5GB/s
Imuni a interferência eletromagnética, Confiabilidade e Redução para <1% do peso.
As redes PON têm custo efetivo menor que as redes ponto-a-ponto no acesso óptico de ultima milha, porém isto significa muito mais do que custo atrativo. A rede PON é uma maneira de estender a fibra o mais perto possível do usuário final,gerar muitas outras ondas de demanda por serviços e atender demandas potenciais até então não viáveis tendo em vista sua necessidade por banda.
Alguns dos benefícios de uma rede PON incluem:
Provê acesso em fibra óptica com um custo de manutenção menor que o par metálico, permitindo às operadoras repassar está redução para suas margens operacionais e com isto reduzindo o custo para os seus usuáriosfinais.
Transmite as informações em um único par de fibras para 64 elementos reduzindo em escala os custos de uma transmissão padrão ponto-a-ponto.
O uso da interface óptica é otimizada pela OLT porque uma única fibra óptica atende 64 localidades. Uma redução de 64 para 1 no número de interfaces utilizadas em relação ao tradicional ponto-a-ponto.
A alocação de banda para o usuário e feitaremotamente, habilitando ao provedor de acesso o provisionamento rápido e fácil de seus serviços.
Mantém a arquitetura das redes dos usuários intacta. As ONUs convertem o tráfego óptico para os protocolos já existentes nas redes dos usuários (IP, Ethernet, SDH, etc), não havendo a necessidade de mudanças e/ou adaptações.
Reduz os pontos de falhas em relação aos sistemas ponto-a-ponto. As redes PONsutilizam elementos passivos e reduzem o número de elementos elétricos na rede.

Desvantagens de PON:
Custo para implementar como, por exemplo: na compra de equipamentos PON, material de instalação, gerencia de software, instalação, gerencia de hardware, treinamento de funcionários e suporte.

ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE-PON

Vantagens de ATM-PON:
A função DBA converge todo o tráfego dousuário para um único canal, possibilitando que a largura de banda não usada por um usuário seja disponibilizada para qualquer outro usuário. Essa alocação compartilhada reserva um número maior de usuários em cada canal, com ocupação automática da largura de banda disponível no caso do término da transmissão de um usuário bem como realocação de largura de banda no caso de retorno desse mesmo usuário,configurando um acesso dinâmico à camada de conexão com serviço de tráfego sob demanda. Através da implementação da função DBA, o OLT informa ao ONT qual volume de tráfego poderá ser transmitido na direção upstream a partir do Service-Level Agreement (SLA) de cada conexão individual, bem como qual a prioridade dessa conexão e largura de banda disponível na APON.
A codificação dos dados, tanto nosentido downstream como upstream, obedece a codificação NRZ, com a seguinte convenção:

– nível alto do sinal no domínio óptico para o binário UM;
– nível baixo do sinal no domínio óptico para o binário ZERO.

Desvantagens ATM-PON:
Muitas desvantagens da tecnologia ATM são superadas com a padronização da GPON, que como esta baseado na tecnologia Ethernet ainda requer encapsulamento adicional.ETHERNET-PON

Vantagens de E-PON:
A tecnologia Ethernet tem a vantagem de economia de escala e uma base instalada de equipamentos em usuários residenciais e corporativos. Até o ano de 2002 a nível mundial, existiam cerca de 100 milhões de portas Ethernet 10 Mbps, acima de 500 milhões de 100 Mbps e acima de 50 milhões de portas 1 Gbp/s.

Desvantagem de E-PON:
Outra possibilidade seria o...
tracking img