Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WGPAF CONSULTORIA E TREINAMENTO

Administração do Capital de Giro

Instrutor: José Luiz Viana
Email: jlviana@wgpaf.com.br

ÍNDICE
1. Introdução

2. Demonstrações Contábeis conforme Leis nºs 11.638/07 e
11.941/09.

3. Finanças Corporativas

4. Administração do Capital de Giro

5. Risco e Retorno

6. Equilíbrio Financeiro e Financiamentos

7.Financiamento do Capital de Giro (Ativo Circulante)

8. Taxas de Juros

9. Gestão da Tesouraria, Disponível e Caixa

10. Fluxo de Caixa

11. Gestão de Valores a Receber, Crédito e Cobrança

12. Administração de Estoques

13. Análise Avançada de Capital de Giro – Modelo Fleuriet ou
Modelo Dinâmico

1 – Introdução
As organizações são geridas pelasatividades operacionais, de investimento e de financiamento e tem como objetivo principal a maximização da riqueza dos acionistas/cotistas.
A afirmação é bastante polêmica, pois, as empresas são sistemas abertos e ao longo de sua vida interagem com a sociedade em geral, sofrendo pressões das mais variadas possíveis.
Podemos relacionar algumas das partes interessadas que influenciam e são influenciadospelas empresas: Sociedade local e geral, governo, economia interna e externa, funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, acionistas, etc..
Quando analisamos as demonstrações financeiras (contábeis), assim chamadas as diversas demonstrações e relatórios financeiros obrigatórios para as empresas de capital aberto e outras sociedades de maior porte conforme determina a Lei nº6404/76 alterada recentemente pelas Leis nºs 11.638/07 e 11.941/09, constatamos no Balanço Patrimonial - BP o saldo das contas no final do exercício social, de forma estática como se fosse uma fotografia.
Na Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, os valores são apresentados de forma mais dinâmica, pois o objetivo é o de confrontar as receitas, custos e despesas ocorridas ao longo doexercício social e relatando ao final, o resultado do produto da gestão pela qual passou a empresa naquele período.
Neste processo de gestão, os investimentos são realizados com o objetivo de gerar resultados operacionais consistentes com desempenho cada vez melhor no curto, médio e longo prazo, de forma que os fornecedores de recursos, acionistas e instituições financeiras (atividade de financiamento),sejam devidamente remunerados através dos dividendos (capital próprio) e a liquidação de juros e principal da dívida (capital de terceiros).
A figura do administrador financeiro surge como o responsável por gerir as informações e nortear os proprietários a tomar suas decisões nas áreas operacionais, de investimento e financiamento, pois, principalmente as atividades de investimentos efinanciamento estão totalmente interligadas e cruciais para o perfeito desenvolvimento da empresa.
Para a tomada de decisão em se fazer um determinado investimento, é necessário que a decisão de financiamento seja devidamente analisada com o objetivo de que este comparado com o produto dos investimentos (geração de caixa) seja favorável à empresa.
Dentre as demonstrações contábeis apresentamos abaixo oBalanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício que servirão para o nosso estudo.
O Balanço Patrimonial é apresentado conforme os §§ 1º e 2º do art. 178 da lei das SA, sendo segregado nos seguintes grupos:

Modelo de Balanço Patrimonial conforme Lei 11.638/07 e 11.941/09
Balanço Patrimonial |
ATIVO | PASSIVO |
Ativo Circulante * Disponibilidades * Aplicações Financeiras* Títulos e Valores * Contas a Receber * Estoques Ativo Não Circulante * Realizável a Longo Prazo * Investimentos * Imobilizado * Intangível | Passivo Circulante * Fornecedores * Contas a Pagar * Impostos a Pagar * EmpréstimosPassivo Não Circulante * Exigível a longo PrazoPatrimônio Líquido * Capital Social * Reservas de Capital * Ajustes de Avaliação Patrimonial...
tracking img