Redes pon e aon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa sobre redes PON e AON

O aumento crescente da oferta de serviços e aplicações, principalmente aqueles envolvendo transmissão de imagem (por exemplo, videoconferência, vídeo sob demanda e jogos online), estimula e justifica a implantação de redes ópticas de acesso.
Neste cenário, a utilização de fibras ópticas nas imediações do usuário já permite, a um custo competitivo, que sedisponibilize a um número de clientes relativamente pequeno, uma capacidade de transmissão elevada (até 2,5 Gb/s por até algumas dezenas de quilômetros), tanto na descida quanto na subida dos dados.
As redes de fibras ópticas podem ser classificadas em duas categorias de acordo com a distribuição dos cabos ópticos, a arquitetura ponto-a-ponto e a ponto-multiponto. Na arquitetura ponto-a-ponto, o númerode fibras vai ser igual ao número de usuários. Na arquitetura ponto-multiponto diversos usuários compartilham uma única fibra até um nó remoto (RN), a partir do qual cada cliente poderá dispor do seu próprio enlace óptico. O RN pode ser passivo ou ativo, dependendo se é eletricamente alimentado ou não. Se o nó remoto precisar de suprimento de energia, a arquitetura é chamada de Rede Óptica Ativa(AON). Caso contrário, a arquitetura recebe o nome de Rede Óptica Passiva (PON). Além disso, comparadas às redes de fibra óptica ativas, as redes ópticas passivas (Passive Optical Networks - PONs), apresentam facilidade de instalação e atualização, baixo custo de operação e manutenção, confiabilidade, imunidade eletromagnética e cabos mais leves e compactos.
A maioria das redes PON instaladas nomundo têm arquitetura do tipo ponto-multiponto com um ou mais níveis de derivação de potência, via divisores ópticos passivos, para distribuição do sinal. O acesso ao meio na transmissão ascendente é feito através de multiplexação no tempo (TDMA), para evitar colisões no acoplador. Das duas tecnologias PON em implantação (Gigabit PON, GPON, padronizada pelo ITU G.984 (ITU-T G.984.1), e EthernetPON, EPON, padronizada pelo IEEE 802.3ah), o GPON, oferece vantagens como taxas de tráfego ascendentes e descendentes mais altas, maior eficiência de banda e maior variedade de serviços.
É importante notar que esta conexão de primeira milha não se limita à conexão de um usuário final com um provedor de acesso à internet. Ela também considera a conexão de um usuário ou assinante de qualquer serviçode redes de comutação de pacotes, como uma rede metropolitana, em um campo de universidade ou empresa corporativa. Nestas redes geralmente há um backbone de banda larga, com as conexões para os usuários finais bem mais lentas.
Essas tecnologias são as mais utilizadas atualmente, mas as fibras ópticas surgem, então, como uma boa alternativa para atender o aumento de demanda das redes de acesso.Dentre as configurações presentes no cenário mundial atual, a rede óptica passiva (PON - Passive Optical Network) baseada em multiplexação por divisão no tempo (TDM-PON - Time Division Multiplexing) tem recebido grande destaque.
A maior parte da infraestrutura de redes de acesso utiliza tecnologia baseada em fio, empregando pares trançados e cabos coaxiais. Na próxima seção iremos abordar algumasdas principais tecnologias para redes de acesso.
Uma rede PON (Passive Optical Network) consiste de equipamentos (OLT - Optical Line Terminal) localizados nas bordas dos anéis ópticos das redes de transporte SDH, conectados nos equipamentos ADM, de um lado, e pelo outro lado conectado em vários outros equipamentos (ONU - Optical Network Units ou ONT - Optical Network Terminal) localizados emcondomínios, gabinetes nas calçadas, sites e residências. Então percebemos que está tecnologia é uma solução de acesso de última milha (Last-Mile).
O sinal óptico é transmitido pelo OLT por uma única fibra. A essa fibra são feitas derivações através do uso de divisores ópticos passivos (POS - Passive Optical Splitter) para conectá-la às ONU's e ONT's. Cada ONU e ONT transmite e recebe um canal óptico...
tracking img