Recursos minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Planeta Terra é um património que é necessário proteger, tratar e defender como tal.”

Introdução:
Os recursos minerais são todos os materiais retirados da crosta terrestre para nosso uso, incluindo bens metálicos, não-metálicos, recursos energéticos e água mineral. Estes recursos estão presentes em quase todos os aspectos do nosso quotidiano, em todos mesmo, desde as nossas roupas, casas,carros e ruas, até alimentos e remédios. Os bens minerais podem ser usados no estado bruto ou passar pelos mais variados tipo de processos industriais, desde simples moagem, até transformações mais complexas.
Dentre os recursos minerais, os não-metálicos foram os primeiros a ser utilizados pelo homem e ainda hoje movimentam volumes enormes de material. Desde os primórdios da humanidade asargilas são usadas para a fabricação de utensílios cerâmicos. A moldagem de argilas húmidas e o posterior endurecimento pelo fogo é um processo reconhecido pelos arqueólogos em quase todas as culturas antigas. Os usos mais tradicionais dos recursos não-metálicos estão na construção civil, como por exemplo, areia, brita, argilas para cerâmica e tintas, e calcários para cimento. Mas também são amplamenteusados em materiais mais elaborados, tais como fertilizantes, papel, cosméticos e produtos alimentícios.
O início do uso dos metais aconteceu mais tarde na história da humanidade, quando o homem passou a dominar as técnicas de fundição a altas temperaturas, necessárias para separar os elementos metálicos, como ferro, chumbo, cobre, dos minerais nos quais eles ocorrem na natureza. Desde entãoforam desenvolvidas várias ligas metálicas, que são misturas de metais puros. Praticamente todos os metais que usamos são ligas, como por exemplo o aço e o bronze. As propriedades físicas das ligas são projectadas para favorecer algum tipo desse prestam aos mais variados tipos de demanda.
Como é sabido que os recursos minerais não são renováveis, hoje em dia se busca um uso mais racional destes,baseado principalmente em usar menores quantidades e em reciclar o que for possível.

Índice:
- Recursos renováveis e Não-renováveis;
- Qual a diferença entre recurso e reserva mineral;
- O que é um Minério;
- O que é Ganga;
- O que é uma escombreira;
- Jazigos Minerais;
- Placers;
- Quais as potencialidades de Portugal no âmbito da prospecção mineira;
- Aplicações de rochas como:Calcário, Granito, Basalto; Areia e Xisto;
- Importância dos recursos minerais;
- Minas - Impactos Económicos e Ambientais;
- Como fazer a requalificação de explorações de Minas e Pedreiras.


Recursos Renováveis e Não-renováveis:

Recursos renováveis: Os recursos são considerados renováveis quando possibilitam a sua utilização sistemática sem risco de se esgotarem. A sua reposição ouregeneração é feita de forma contínua pela Natureza. Em termos de reservas naturais, trata-se de um bem ilimitado.
Face às perspectivas de esgotamento das fontes energéticas que têm vindo a ser utilizadas, em virtude do progresso da Humanidade se verificar a um ritmo crescente, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento industrial, procura-se cada vez mais recorrer a soluções alternativas deprodução energética. Estas novas soluções baseiam-se no aproveitamento dos recursos renováveis. São exemplos de fontes energéticas renováveis: o sol, a força das ondas, marés e rios, o vento, a geotermia resultante de manifestações de vulcanismo e a biomassa. Os principais obstáculos que se colocam ao uso generalizado das energias obtidas a partir das fontes anteriormente referidas não são deordem tecnológica, mas fundamentalmente de natureza económica e cultural. Este tipo de soluções determina, por um lado, investimentos iniciais superiores àqueles que são efectuados quando se recorre às fontes energéticas tradicionais não renováveis. Por outro lado, existe uma falta de hábito, quase generalizada à maior parte das instituições, de encarar este tipo de soluções ainda que esses...
tracking img