Etnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA E ETNIA.

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução aos Estudos Históricos, como requisito avaliativo do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Vale do Acaraú, orientado pelo Prof. Rosivaldo da Silva Gomes.


HISTÓRIA E ETNIA.

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução aos Estudos Históricos, como requisito avaliativo do curso de Licenciatura Plenaem História, da Universidade Vale do Acaraú, orientado pelo Prof.. Rosivaldo da Silva Gomes.

Avaliado por:
__________________________________

Nota:______
Data:___/___/___


RESSUMO: O presente artigo foi produzido com a intenção de fazer uma discussão em trazer o discernimento, sobre a teoria da História, Etnia, Raça, discriminação, egocentrismo, Melanina, tendo como referencialivros didáticos. Demonstrando a real necessidade de conhecer e reconhecer, conteúdo que tragam um aprendizado mais intelectual referente a assuntos muito discutidos na atual conjuntura. Constituindo em ferramentas que contribuem para a formação de ideologias a serem bem mais simples de transmissão de conhecimento. Assim sendo, devem enfocar conteúdos e imagens que dêemcondições para que todos osgrupos sociais sintam-se sujeitos da história, bem como as conceituações da multietnicidade, uma vez da obrigatoriedade do ensino sobre História do Brasil e das culturas e etnias que deram formação para o povo brasileiro. Deste jeito, esta obra também discorre a necessidade de formação acadêmica dos profissionais de história em trabalhar esta temática.

PALAVRAS-CHAVE:Teoria da História, História,Etnia, Raça, Discriminação, Egocentrismo, Melanina.

INTRODUÇÃO
Através deste artigo procura-se discutir a relação deTeoria da História, História, Etnia, Raça, Discriminação, Egocentrismo, Melanina, tanto na linguagem quanto na escrita através da linguagem escrita, quanto visual. A fim que haja uma reflexão mais dinâmica. Pois, é salutar, que o ensino de tais disciplinas que envolvem apalavras-chave desta obra, traga uma significação e norte de uma democratização quando falamos de ensino aprendizagem. Cujo os tema abordados aqui ainda estão excluídos de obras didáticas que auxiliam os mestres da sala de aula. Os continentes, países, estados, principados, todos , receberam as contribuições históricas das mais diferentes classes sociais, raça,
etnicas, gênero, religiosidade. A novaevolução da história envolve assuntos para romper paradigmas para superar as discriminações construídas ao longo dos tempos ,com a contribuição cultural do nosso povo, no concomitante a Lei nº 9.394/96, Art. 26, §4º. Com a superação dos preconceitosraciais, que vem com as mudança curriculares. Pinsky (2010, p. 75),

“(...)Daí a importância dos estudos dos grupos e culturas que compõem a históriado Brasil, no âmbito das relações interétnicas. O estudo da África e das culturas afrobrasileiras assim como o olhar atento as culturas indígenas, deram consistência àcompreensão da diversidade e da unidade que fazem da História do Brasilo complexo culturalque lhe da vida e sentido.”

TEORIA DA HISTÓRIA E ETNIA

Teoria da História
Não podemos olhar a história somente como matéria quecompõe o currículo
pedagógico, mas estudá-la quanto aos seus percussores, que a tornaram quanto ciência , para que os assuntos abordado não fique sem nexo, e também as escolas e mais teóricos que nos colocam como ciência a ser notificada, como um conjunto de informações a serem compreendidas. A Teoria da História em seu bojode formação de qualquer estudo de formação do conhecimento. Daí enfocaralgumas vertentes, que ainda norteiam na época contemporânea.
Elaborado por Augusto Comte, no século XIX, o Positivismo,acredita que os pesquisadores deveriam encontrar um fator que determinasse a verdadeira história, ela seria indiscutível e encontrada nos documentos governamentais, que por isso, nunca estariam errados. De acordo com esse pensamento, apenas as histórias políticas teriam...
tracking img