Os recursos minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA DR GINESTAL MACHADO
Ano Lectivo - 10/11

DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA – 11ºAno

OS RECURSOS MINERAIS






Docente da disciplina: Fabíola Cardoso
Discentes do 11º D:
* Ana Catarina Amaral, nº1
* Cláudia Ferreira, nº7
* Ivan Marques, nº12Santarém, 31 de Maio

* ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2. RECURSOS GEOLÓGICOS3
3. RECURSOS MINERAIS 5
3.1RECURSOS MINERAIS METÁLICOS 6
3.2RECURSOS MINERAIS NÃO-METÁLICOS 93.3 LOCALIZAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS EM PORTUGAL 11
3.4 COMO SE PROCURAM OS RECURSOS MINERAIS? 13
3.5 COMO SE EXTRAEM/EXPLORAM OS RECURSOS MINERAIS?  13
3.6 QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA EXTRACÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS? 17
3.7 QUE MEDIDAS SEPODEM IMPLEMENTAR PARA DIMINUIR O IMPACTE
NEGATIVO DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS? 19
4. CONCLUSÃO 22
5. BIBLIOGRAFIA 23
*1.INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano, na componente de Geologia, inserindo-se no capítulo 3: ”Exploração sustentada de recursos geológicos” e tem como tema: ”Os recursos minerais”.
Tem como objectivos consolidar os conhecimentos na área da geologia aplicada à utilização e gestão dos recursos minerais e inferir da necessidade de umagestão racional dos recursos naturais, numa perspectiva de um desenvolvimento sustentável.
Este trabalho inicia-se fazendo uma breve abordagem à noção de recursos geológicos dado que o tema dos recursos minerais não se pode aprofundar sem fazer esta contextualização. A parte do trabalho correspondente aos recursos minerais é apresentada tendo em conta, a respectiva noção, a localização dessesrecursos em Portugal, a forma de os procurar e assim como se procede à sua extracção/exploração. Dado o grande impacte ambiental que tem a exploração dos recursos minerais em Portugal, decidimos fazer uma abordagem a esta situação. Finalmente, faremos uma referência às medidas que se devem implementar aquando da extracção dos recursos minerais por forma, a minimizar ou mesmo anular o impactenegativo no ambiente resultante desta actividade.


* 2. OS RECURSOS GEOLÓGICOS

A utilização pelo Homem, dos diferentes materiais de origem geológica disponibilizados pela natureza, perde-se no tempo. Os grandes períodos dos primórdios da História devem as suas designações a este tipo de recursos: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Idade do Cobre, Idade do Bronze (fig. 1), Idade doFerro, conforme foi a predominância da utilização dos diferentes materiais.

Fig. 1 - Objectos da idade do Bronze encontrados em escavações.

Com a Revolução Industrial e o grande desenvolvimento da Ciência e Tecnologia as sociedades tornaram-se cada vez mais dependentes dos recursos disponibilizados pela Terra. Assim, nos últimos anos assistiu-se a um consumo acelerado dos recursos geológicos...
tracking img