Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


Aline Ferreira de Oliveira
Michele Aparecida de Campos
Renata Firmino


RESUMO

Realizamos a pesquisa, em uma empresa, a fim de levantar as possíveis causas que, dentro da organização limitam a relação entre empresa/funcionário,que muitas vezes ocasionam a insatisfação dos colaboradores. Para esse levantamento foram utilizados dois tipos de escalas, que visam identificar as reais causas que motivam ou não o colaborador no ambiente de trabalho. A pesquisa ainda tem por finalidade analisar e calcular os níveis de satisfação do empregado com a empresa de modo que haja uma solução para os problemas encontrados dentro daorganização, obtendo um ambiente de trabalho mais saudável e com funcionários mais comprometidos, tendo ciência que a empresa está preocupada com seu bem estar. Um método proporcionado para a organização rever sua administração de gestão de pessoas, visando melhorar a relação organizacional.


Palavras-Chave: Gestão de Pessoas, Satisfação no Trabalho, Comprometimento Organizacional.“Vencerão as empresas que investirem naquele que produz e consume: O Homem” Glauberto Laderlac


ANÁLISE DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi realizada no Colégio Objetivo, localizado em São Bernardo do Campo, onde efetuamosuma reunião com a diretora do colégio. Nesta reunião foram tratadas as principais dificuldades que a organização vem enfrentando ultimamente.
Os maiores problemas mencionados pela diretora foram os seguintes: demissão frequente, falta de comprometimento e falta de atenção nos departamentos, causando erros consecutivos. A empresa vem passando por diversos problemas, cuja falha vemprincipalmente da administração, refletindo assim em todos os setores, deixando os funcionários com nível de stress altos e muito desmotivados.
Sendo assim, chegamos a um consenso de quais escalas utilizar, são elas: satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Estas escalas ajudarão nos problemas citados acima, podendo melhorar a retenção de funcionários, que se tornarãosatisfeitos na organização, se sentindo seguros e estáveis, tornando-se comprometidos, e com segurança para o desenvolvimento da empresa.
Este diagnóstico organizacional visa melhorar falhas que ocorrem nesta empresa, que muitas vezes sem perceber deixa seus colaboradores insatisfeitos por diversos atos, ocasionando assim um rendimento mais baixo para a empresa e um sentimento ruim para seuscolaboradores, já que não conseguem sentirem-se felizes dentro do seu local de trabalho.
Essa pesquisa dá a possibilidade para que a empresa possa rever seus conceitos, que atingem diretamente os funcionários no que diz respeito ao comprometimento organizacional, de forma a analisar o contexto das possíveis causas que eventualmente venham a acarretar uma insatisfação por parte dessescolaboradores.
Portanto foi necessária a aplicação da pesquisa usando como base as escalas de Satisfação no Trabalho e Comprometimento Organizacional, para verificar onde estão os problemas e procurar solucioná-los.



REFERENCIAL TEÓRICO

Apresentaremos a seguir o conceito das escalas utilizadas neste artigo, descrevendo brevemente seu surgimento, construção, validação e utilidades, queatualmente se torna cada vez mais essencial para aperfeiçoamentos nas empresas.
Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram as seguintes escalas: satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, onde essas escalas foram retiradas do livro Medidas do Comportamento Organizacional que tem como autora Mirlene M. M. Siqueira.


Instrumento de Coleta de Dados

Satisfação no...
tracking img