Teoria de flow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mihaly Csikszentmihalyi: Estado de Flow (Fluxo) como elemento de realização e alta performance
Autor: Seiiti Arata Jr. 6 Comments
Existem duas perguntas difíceis de serem respondidas que aparecem em nossa cabeça em momentos de ócio ou de frustração: “Por que é tão difícil ser feliz?” “Qual é o significado da vida?”
O professor Mihaly Csikszentmihalyi resolveu unir ambas as perguntas paradesenvolver a sua teoria de flow (fluxo).
Mihaly passou a se interessar em descobrir quais eram os elementos que contribuíam para trazer uma vida que valesse a pena ser vivida, explorando arte, religião, filosofia e vários outros campos do conhecimento que poderiam ajudar nessa investigação. Ele finalmente achou que a psicologia poderia ser a ferramenta ideal para responder a sua pergunta.
Riquezanão traz felicidade
Mihaly compartilhou um slide de um gráfico de pesquisa feita com a população americana sobre o seu nível de felicidade. O que é interessante na imagem abaixo é que a tendência de pessoas que se declaram “muito felizes” tende a permanecer na faixa de 30%, independentemente do crescimento econômico e renda per capita.

Gráfico: com o crescimento econômico e maior renda percapita, o grau de felicidade das pessoas entrevistadas permaneceu o mesmo, na faixa de 30%.
Se por um lado é verdade que a falta de recursos básicos prejudica um nível mínimo de felicidade, seu aumento não produz maior felicidade.
Assim, a pesquisa de Mihaly foi em descobrir os elementos que correspondem à felicidade em nosso dia a dia.
A dificuldade em encontrar felicidade
Se o progressoeconômico não é o elemento que proporciona a felicidade plena, onde estaria o segredo?
O que faz as pessoas sentirem que vale a pena passar a vida fazendo coisas que não trarão fama ou fortuna? Essa foi a pergunta que Mihaly apresentou a diferentes artistas e cientistas, através de uma interessante metodologia. Ele enviava torpedos para os pagers de voluntários em momentos aleatórios ao longo do dia, e,assim que recebiam a mensagem, os participantes deveriam preencher um formulário descrevendo o que estavam fazendo e como se sentiam.
A partir dos resultados dessa pesquisa, Mihaly e sua equipe descobriram um grupo de “atividades ótimas” ou estado de “flow”.
O que é o estado de flow
Um dos participantes da pesquisa respondeu com um exemplo de Flow na área de música: “Você fica em um estado deêxtase de tal modo que sente que nem sequer existe mais. Eu vivi isso várias vezes. Minha mão parece mover independente de meu corpo, e eu não tenho a menor interferência no processo. Eu apenas fico lá, assistindo em fascínio. E a música apenas flui.”
Esse estado mental que nos dá a impressão de não estarmos mais na nossa realidade mundana é ideal. Quando pensamos em grandes civilizações como oschineses, hindus, maias ou egípcios, o que sabemos é sobre seu êxtase, mas não sobre sua vida do dia a dia. Sabemos sobre seus circos, teatros, arenas, pirâmides… esses são os locais onde as pessoas iam para experimentar um tipo de vida além do ordinário.
No caso do músico citado acima, ele não precisava de uma arena física, mas ele tinha a sua arena mental. Ele não precisava se locomover, bastavaum papel onde poderia compor e imaginar sons que não haviam até então sido combinados naquela forma especial.
Nosso sistema nervoso não pode processar mais do que uma certa quantidade de dados por segundo. Quando estamos realmente envolvidos em um processo completamente engajado de flow, ele não tem muita capacidade de monitorar como seu corpo está se sentindo, se está com fome, cansado ou mesmopensar em seus problemas mundanos de casa e burocracias. Assim, a existência é suspensa temporariamente.
Ele também relata que parece que a mão está se movendo sozinha. No caso, esse processo automático e espontâneo somente surge quando o profissional é muito bem treinado e talentoso. É dito que são necessários 10 anos para alcançar um ponto de excelência, como bem descrito no livro Fora de...
tracking img